ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Ensino na saúde |
Setor |
Departamento de Medicina e Enfermagem |
Bolsa |
PROEXT |
Conclusão de bolsa |
Não |
Primeiro autor |
Laís Rodrigues Maffia |
Orientador |
LUCAS VILAS BOAS MAGALHAES |
Outros membros |
Alexandre Magno Sáez, Arthur Melo Vieira Soares, Mateus Gonçalves da Cruz |
Título |
Projeto Anjos da Guarda da Liga Acadêmica de Clínica Médica – LACM UFV |
Resumo |
A LACM é uma entidade criada por alunos do curso de Medicina da UFV com o intuito de promover um espaço de discussão sobre temas de relevância médica que tenham aplicabilidade no contexto social. Essa integração entre ambiente acadêmico e os cenários de prática possui papel fundamental na fixação e aprimoramento das habilidades médicas. O Projeto Anjos da Guarda da LACM foi concebido visando formar duplas de estudantes (um iniciante e um experiente) que vivenciam situações reais no ambiente hospitalar, estimulando-os a desenvolver o raciocínio clínico e a habilidade de diagnóstico diferencial. O cenário de atuação é a enfermaria do Hospital São Sebastião, e a atividade se inicia pela escolha aleatória do enfermo, visando minimizar o viés de escolha de paciente ou doença já conhecida. Após a devida apresentação dos estudantes, o paciente é entrevistado e examinado criteriosamente. É formulada uma vinheta clínica ou uma apresentação completa do caso, incluindo os exames complementares realizados, de forma a tentar contornar os inúmeros vieses dos casos convencionais. Faz-se então a apresentação da vinheta ou do caso a todos os alunos participantes da liga e ao professor (médico coordenador). Após quase 2 anos de implementação do projeto, os resultados subjetivos demonstram um excelente impacto nos alunos, seja na forma de ganho de conhecimento "de palco" ou na própria abordagem ao paciente. A singularidade do projeto é devido ao estímulo em não criar um conhecimento segmentado, e sim um raciocínio integrado e abrangente. A consolidação do aprendizado contribui para maior segurança dos futuros médicos ao presenciar situações clínicas desafiadoras. A discussão dos casos permite transmitir a experiência vivida e aguçar o aperfeiçoamento das habilidades necessárias a todo médico generalista, além de fornecer um método de aprendizado diferente do exercido pelos alunos durante o curso médico. Por fim, a continuidade do projeto beneficia principalmente os estudantes mais novos no curso, que desde o início são convidados a criar o raciocínio lógico em Medicina, o qual é indispensável para a formação de um verdadeiro médico de excelência. |
Palavras-chave |
LACM, Medicina, Anjos da Guarda |
Forma de apresentação..... |
Painel |