Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5907

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Laís Rodrigues Maffia
Orientador LUCAS VILAS BOAS MAGALHAES
Outros membros Alexandre Magno Sáez, Arthur Melo Vieira Soares, Mateus Gonçalves da Cruz
Título Projeto Anjos da Guarda da Liga Acadêmica de Clínica Médica – LACM UFV
Resumo A LACM é uma entidade criada por alunos do curso de Medicina da UFV com o intuito de promover um espaço de discussão sobre temas de relevância médica que tenham aplicabilidade no contexto social. Essa integração entre ambiente acadêmico e os cenários de prática possui papel fundamental na fixação e aprimoramento das habilidades médicas. O Projeto Anjos da Guarda da LACM foi concebido visando formar duplas de estudantes (um iniciante e um experiente) que vivenciam situações reais no ambiente hospitalar, estimulando-os a desenvolver o raciocínio clínico e a habilidade de diagnóstico diferencial. O cenário de atuação é a enfermaria do Hospital São Sebastião, e a atividade se inicia pela escolha aleatória do enfermo, visando minimizar o viés de escolha de paciente ou doença já conhecida. Após a devida apresentação dos estudantes, o paciente é entrevistado e examinado criteriosamente. É formulada uma vinheta clínica ou uma apresentação completa do caso, incluindo os exames complementares realizados, de forma a tentar contornar os inúmeros vieses dos casos convencionais. Faz-se então a apresentação da vinheta ou do caso a todos os alunos participantes da liga e ao professor (médico coordenador). Após quase 2 anos de implementação do projeto, os resultados subjetivos demonstram um excelente impacto nos alunos, seja na forma de ganho de conhecimento "de palco" ou na própria abordagem ao paciente. A singularidade do projeto é devido ao estímulo em não criar um conhecimento segmentado, e sim um raciocínio integrado e abrangente. A consolidação do aprendizado contribui para maior segurança dos futuros médicos ao presenciar situações clínicas desafiadoras. A discussão dos casos permite transmitir a experiência vivida e aguçar o aperfeiçoamento das habilidades necessárias a todo médico generalista, além de fornecer um método de aprendizado diferente do exercido pelos alunos durante o curso médico. Por fim, a continuidade do projeto beneficia principalmente os estudantes mais novos no curso, que desde o início são convidados a criar o raciocínio lógico em Medicina, o qual é indispensável para a formação de um verdadeiro médico de excelência.
Palavras-chave LACM, Medicina, Anjos da Guarda
Forma de apresentação..... Painel
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