Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5887

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Paula Coelho Balbino
Orientador PATRICIA DE OLIVEIRA SALGADO
Outros membros CRISTIANE CHAVES DE SOUZA
Título O uso da simulação realística como método de ensino de enfermagem: revisão integrativa da literatura
Resumo INTRODUÇÃO: O uso da simulação como metodologia ativa de ensino vem tornando-se frequente nos cursos de graduação em Enfermagem. A simulação permite que as pessoas experimentem a representação de um evento real com o propósito de praticar, aprender, avaliar ou entender estas situações. No Brasil, a implementação de metodologias inovadoras ainda carece de mais estudos, logo, são necessários investimentos em pesquisas e divulgação sobre o tema. OBJETIVO: Destacar os benefícios do uso da simulação realística enquanto metodologia ativa para o ensino e aprendizagem para o estudante de enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de revisão integrativa da literatura realizada em maio de 2016 na base de dados da Biblioteca Regional de Medicina (BIREME) com o descritor “simulação”. Como critérios de inclusão foram utilizados artigos de trabalhos realizados no Brasil, publicados na íntegra e disponíveis, gratuitamente, na internet. Os critérios de exclusão foram não retratar sobre o uso de simulação realística como método de ensino no curso de enfermagem. Inicialmente, foram encontrados 35 artigos que após a leitura foram selecionados cinco artigos. Os estudos selecionados foram analisados detalhadamente, em seguida foi feita a interpretação e registro dos dados. Quanto aos aspectos éticos do estudo, respeitou-se a autoria de todos os artigos estudados. RESULTADOS: De acordo com os artigos avaliados, as seguintes vantagens foram apontadas sobre o uso da simulação realística: capacita os estudantes a partir de situações que podem encontrar frequentemente no momento de enfrentar a realidade com o paciente, enaltecendo a idéia de aquisição de novos saberes e conhecimentos, mais próximo de uma lógica integral, complexa e significativa; favorece a postura proativa dos discentes; faz o estudante reconhecer que o cuidado não é inato e que pode ser aprendido e pode prepará-lo para diversas situações, incluindo catástrofes; oferece uma oportunidade de aprendizagem em ambiente seguro, capaz de contribuir também no desenvolvimento de atitudes; possibilita o desenvolvimento da competência, promovendo autoimagem positiva, articulação de conhecimentos e habilidades, resultando em atitudes convictas e seguras ao profissional enfermeiro; permite o aluno ter tempo e vontade para cometer erros e aprender com eles, sem o medo de prejudicar os usuários do serviço de saúde, ou saírem prejudicados com uma avaliação docente desfavorável sobre as atividades realizadas em estágio; proporciona o “feedback” imediatamente, já que o aluno passa a observar os princípios de adequação, pontualidade, frequência e interação. CONCLUSÕES: A identificação das vantagens da simulação como estratégia de ensino para o curso de enfermagem mostra que é um método efetivo e inovador, oferecendo melhores oportunidades de aprendizagem e treinamento, além de ampliar as relações entre a teoria e a prática do corpo discente em um ambiente seguro.
Palavras-chave simulação, ensino, enfermagem
Forma de apresentação..... Painel
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