Resumo |
O presente trabalho versa a respeito de quatro instituições educacionais, portuguesa e brasileiras, que possuem metodologias que visam à promoção da autonomia. Pautado em seu problema de pesquisa, que busca compreender de que forma a metodologia adotada pela Escola da Ponte e por outras experiências no Brasil promovem a autonomia da criança no processo de ensino aprendizagem, a pesquisa é de cunho qualitativo. A fim de contextualizar e discutir esses processos, a autora utilizou como instrumento metodológico pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, observação de dois espaços educativos e entrevista em um desses espaços, a APOV. Objetivou-se conhecer de que forma as propostas metodológicas da Escola da Ponte e outras instituições brasileiras sugerem promover a autonomia das crianças. Além disso, foi delineado como objetivos específicos, descrever os processos metodológicos, estrutura, avaliação e desenvolvimento da autonomia na Escola da Ponte e pesquisar os caminhos de outras instituições de ensino no Brasil na busca por uma proposta metodológica voltada para autonomia, além de caracterizar as atividades e práticas pedagógicas ativas de uma instituição localizada em Viçosa. Pautado nos objetivos, a autora perpassou pelos aspectos supracitados, e compreendeu que o processo de ensino aprendizagem inserido na metodologia adotada pelas quatro instituições aqui tratadas, promove a autonomia da criança e do adolescente desde aspectos mais simples – como servir sua própria comida –, até os aspectos mais profundos, como a escolha do conteúdo a ser estudado, a organização do espaço e o funcionamento da sua escola. Por isso, é necessário que o processo seja trabalhado com constante cuidado, afim de legitimar a filosofia que o baseia. Além disso, a presente pesquisa não julga estar finalizada nem obter respostas às inquietações inerentes à prática docente, mas através do aprofundamento que realizou, pretende abrir caminhos para o debate em torno das novas possibilidades que devem permear a sala de aula. |