Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5874

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Mídia e Comunicação
Setor Departamento de Comunicação Social
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Camila de Oliveira dos Santos
Orientador RENNAN LANNA MARTINS MAFRA
Título PNAE, esfera pública virtual e (im)potências interlocutivas: interação entre MDA e internautas no facebook
Resumo Este artigo tem como foco analítico investigar como a fanpage do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) se apresenta como um espaço de emergências de controvérsias públicas, capazes de encaminhar alterações significativas no âmbito de uma politica publica especifica, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O PNAE, popularmente conhecido como merenda escolar, gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), objetiva transferir recursos financeiros aos Estados, aos Municípios e ao Distrito Federal, destinados a suprir necessidades nutricionais dos alunos das escolas públicas. O programa é divulgado, dentre outros meios, pela página oficial do MDA no facebook, esta que segue o "Manual de Orientação Para Atuação em Mídias Sociais", manual este que define o facebook como um espaço destinado à interação do Governo Federal com os cidadãos.
Nesse sentido, o objetivo deste artigo é investigar as interações entre agentes institucionais do MDA e internautas no âmbito dessa fanpage, com o intuito de analisar quais são as potências e as impotências interlocutivas nessa esfera pública virtual. Tais (im) potências são verificadas a partir de emergências oriundas no contexto dos comentários, sobretudo no modo como agentes institucionais evidenciam como controvérsias públicas são capazes de provocar alterações significativas no âmbito de condução da política pública.
A fundamentação teórica do trabalho se baseia nos princípios habermasianos da esfera pública, estes que preconizam a capacidade da emergência de interlocuções públicas em contextos complexos e pluralistas, no sentido de ampliar as possibilidades de cidadania e permitir que cidadãos, organizados ou não, possam influenciar na condução da administração pública. Os trabalhos de Maia (2001), Marques (2006) e Alves (2010) sobre esfera pública virtual são particularmente importantes para compreender as potencialidades dos espaços virtuais.
A metodologia utilizada envolve a coleta de comentários por meio de prints na fanpage do MDA e, posteriormente, considera a análise do conteúdo dos comentários dos internautas e do MDA durante o processo de interação, conforme metodologia desenvolvida por Sampaio (2012).
Como resultados preliminares, os dados indicam a fanpage do MDA muito mais como um espaço de visibilidade pública para o Ministério do que como um espaço efetivo de tratamento de demandas. Percebeu-se o cerceamento de controvérsias públicas, sendo as emergências desestimuladas por uma espécie de discurso cordial. Além disso, o MDA lança mão de vários recursos, como gifs e memes, para tentar arrefecer as possibilidades de emergência de controvérsias.
As conclusões do trabalho apontam que o facebook do MDA não se apresenta como um espaço de potências interlocutivas para a administração pública, uma vez que as controvérsias públicas nele geradas não são tratadas e encaminhadas no sentido de fazer mudanças substanciais no gerenciamento do PNAE.
Palavras-chave Esferas públicas virtuais, políticas públicas, facebook
Forma de apresentação..... Oral
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