Resumo |
A E.E. Alice Loureiro possui um corpo docente comprometido com a educação que busca constantemente novas estratégias de ensino para promover a aprendizagem. Como uma das atividades da escola, os bolsistas do PIBID juntamente com os professores organizaram uma gincana, realizada em um sábado letivo na escola. O principal objetivo era de estimular o aprendizado de forma lúdica e enriquecedora, além de suscitar o trabalho em equipe e gerar interação entre alunos de diferentes idades. Isto posto, foram designadas tarefas diversas contemplando diferentes áreas de ensino, tais como artes, biologia, física, geografia e química. Compreendendo que a utilização de atividades lúdicas no ensino de química é uma boa alternativa à abordagem tradicional, a tarefa proposta pela equipe foi um jogo didático. Esse funcionou da seguinte forma: construiu-se, com o auxílio de durex verde, a estrutura de um tabuleiro (tipo ludo) no chão da sala de aula, a cada quatro quadrados, o quinto continha um x. Em seguida, havia mais uma sequência de quatro quadrados e no fim dessa, outro x, agora representando o fim do jogo. No plano prático, os alunos agiram como peças da dinâmica. Para melhor compreensão da disposição dos membros das equipes e entendimento das mesmas, os estudantes foram previamente separados em 5 equipes e em cada uma delas exigiu-se um membro do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental e outros três do 1°, 2° e 3° do Ensino Médio, totalizando 5 membros de cada equipe e 25 alunos no total participantes do jogo. Essa organização foi feita com o intuito de aumentar a possibilidade de acerto das questões propostas que contemplavam conteúdos de todos os anos. Partindo para o desenvolvimento da dinâmica, inicialmente um membro de cada equipe jogou um dado para delinear a ordem de jogada e determinar a disposição dos peões no tabuleiro. O representante que tirou o maior número no dado recebeu a primeira posição na fileira do tabuleiro, o segundo com a maior pontuação ficara com o segundo lugar e assim por diante. Isto feito deu-se início ao jogo, com dois tipos de cartas: roxas e verdes, esta última relacionada às perguntas de biologia e química referentes aos conteúdos previamente trabalhados pelos professores e aquela aludia às cartas curiosidades, que possuía uma informação cotidiana envolvendo os conceitos de química e biologia. As cartas curiosidades passaram a ser utilizadas quando os membros das equipes chegavam ao primeiro x e quando tiradas davam a possibilidade do peão avançar uma casa, retornar uma casa ou escolher outra equipe para avançar ou retornar uma casa. Depois que todos passaram da linha de x as cartas verdes e roxas foram misturadas permitindo a saída aleatória de cada uma delas. O jogo foi finalizado após uma das equipes chegar primeiro no segundo x e durou aproximadamente 1h. O envolvimento dos alunos na tarefa foi total e durante todo o tempo do jogo constatou-se entusiasmo, motivação e empenho das equipes na busca da resposta correta da questão. |