Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5842

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Lingüística e semiótica
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor JOÃO MARCOS DE CASTRO SILVA
Orientador VALDENIA CARVALHO E ALMEIDA
Título Conscientização Linguística quanto ao uso das colocações no aprendizado da língua inglesa
Resumo Os objetivos deste trabalho foram de compilar um corpus composto por textos de inglês de provas de vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM e, com base nos dados desse corpus, elaborar atividades para promover a conscientização linguística quanto à importância do estudo das collocations(COWIE, 1994) na língua inglesa. Um corpus é uma coletânea de textos naturais, legíveis por computador, escolhidos para caracterizar uma variedade de linguagem. Já collocations são expressões linguísticas que se combinam através da frequência entre os vocábulos. São restrições lexicais ou gramaticais que configuram essas expressões, uma vez que as palavras de uma língua não se combinam de forma aleatória. Para que os referidos objetivos fossem alcançados, foram realizadas leitura de estudos e pesquisas em Linguística de Corpus; análise de dados obtidos no COCA CORPUS (Corpus of Contemporary American English) (DAVIES, 2008); criação do BRUNET CORPUS (Corpus of Brazilian Universities Entrance Exams Texts); elaboração de exercícios envolvendo collocations e aplicação das atividades para os alunos do Ensino Médio do Cap-COLUNI. Os resultados obtidos revelaram o não conhecimento do uso das colocações, mesmo entre os alunos mais proficientes. Além disso, pela análise do BRUNET CORPUS, percebeu-se a alta incidência de colocações em textos de provas de inglês de vestibulares brasileiros, ressaltando a importância do estudo desse tipo de expressão no Ensino Médio. Por fim, conclui-se que o estudo das collocations por aprendizes de inglês é de grande importância, uma vez que o domínio dessas combinações de palavras aumenta a fluência e acurácia na língua inglesa. É de senso comum que o ensino da língua inglesa atual nas escolas brasileiras ainda segue metodologias tradicionais e não abarca satisfatoriamente o estudo das colocações, que têm uma alta demanda na proficiência da língua, revelando a necessidade de incentivar o estudo dessas combinações, para ajudar em um maior conhecimento do funcionamento da língua.
Palavras-chave colocações, corpus, língua inglesa
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,70 segundos.