Resumo |
Este trabalho se constitui como parte de uma pesquisa de mestrado realizada no Departamento de Economia Doméstica, tendo como objeto de estudo crianças de 4 e 5 anos de uma escola construtivista do município de Viçosa-MG. Traremos aqui uma pequena amostra do que foi coletado, dando ênfase na atividade do desenho da família. Na teoria de Bronfenbrenner, podemos entender o desenho infantil como uma atividade molar, onde a criança é capaz de trazer para a folha de papel as representações de suas relações e vivências fora de seu contexto imediato, interconectando diferentes contextos (mesosistema mental). Vygotsky, considera que as representações mentais que o indivíduo lida durante o processo criativo, substituindo o próprio real, possibilitam que este se liberte do espaço e tempo presentes. Assim, estas representações acabam por agir como mediadores na relação do indivíduo com mundo. O objetivo deste trabalho foi compreender como a criança representa a sua família e suas relações dentro dela. A metodologia utilizada foi a análise do Desenho da família proposto em sala de aula para as crianças, sendo este o próprio instrumento da pesquisa. O desenho infantil é considerado uma produção cultural das crianças e um instrumento revelador das representações infantis. Além disto, conjugar o desenho com a oralidade, possibilita ao pesquisador conhecer os olhares das crianças acerca de suas produções e de seus contextos sociais, culturais e históricos. Por se tratar de um estudo de caso, trouxemos aqui a análise de 3 desenhos de crianças de 5 anos, do 2º período da educação infantil. Nesta idade, as crianças se encontram na fase do “Realismo Intelectual” e no “Pré-esquematismo”, na qual a criança expressa uma funcionalidade no que é desenhado. Para Piaget, nesta fase aparece a descoberta da relação entre desenho, pensamento e realidade, sendo que a criança desenha a partir de sua subjetividade, seu modelo interno. No desenho da família, a criança exprime suas relações familiares, que podem ser compreendidas a partir do investimento que a mesma faz nas diversas figuras, formas e ordem na qual desenha. Outro ponto importante é o modo como a criança se representa dentro deste contexto familiar. Nos desenhos produzidos pelas crianças participantes desta pesquisa encontramos uma variedade de representações da família, e junto à oralização do que foi desenhado, encontramos diversos fatores que nos mostram as diferentes formas de organização, conflitos internos e suas representações. As crianças em seus desenhos e relatos nos mostraram como entendem sua dinâmica familiar, e revelaram suas angustias e satisfações. Portanto, propor tal atividade ajuda não só aos adultos, a entender como a criança representa e entende seu grupo familiar e suas relações, mas também auxilia a criança na elaboração de seus conflitos e expressão de seus sentimentos, positivos e negativos, sendo isto de extrema importância para o desenvolvimento saudável do indivíduo. |