Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5840

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa FUNARBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Giovana Aparecida da Mata
Orientador MARCIA ONISIA DA SILVA
Outros membros Adriana Renata de Sousa, Erveli Aparecida Lúcia Duarte Vieira, Fernanda Arlinda Ferreira, Isabella de Oliveira Santos, Katiusse Rafaela Dutra Ferreira, Obadias Júnior Cláu da Silva Bernardes, Paola Santana Silva, Raquel Lopes Siqueira Fonseca
Título MusiCart: Entre vozes e ecos da cultura musical
Resumo O projeto Musicart tem como objetivo realizar brincadeiras musicais com crianças da educação infantil e que se constituam em experiências vivas, agradáveis e enriquecedoras para todos os envolvidos, proporcionando o contato com a musicalização, promovendo a interação entre instituições, famílias, profissionais da saúde e comunidade da cidade de Viçosa e região. Sua proposta principal é gerar inclusão social, focando as ações na participação ativa de pais, professores, crianças, profissionais da música, da educação e da saúde desenvolvendo capacidades e habilidades que permitam sua inserção em outros campos que não a escola, de forma integrada com outros projetos de extensão. Visa ainda capacitar os profissionais de educação infantil, professores e gestores para auxiliar as as escolas a implementarem a lei nº 11.769 que determina a obrigatoriedade da música na escola. As ações propostas deste projeto contemplam estas exigências levando todos os envolvidos (crianças, pais, estudantes, professores, voluntários) a ver na música um meio potencial para o desenvolvimento humano e a prática da ludicidade, abrangendo o trabalho com o corpo, o som e o movimento, respeitando a esteticidade e a apreciação, associando as músicas infantis (elaboradas especialmente para este público) com aquelas consideradas adultas, mas que podem ter arranjos mais voltados para o público infantil. Aproxima-se educação e cultura promovendo a música e a educação artística na escola. As atividades do projeto incluem atendimento das demandas da comunidade, reuniões e pesquisas para escolha e ensaio de repertórios e brincadeiras cantadas, estudos de textos em grupo, peças teatrais envolvendo músicas que valorizem o corpo e o movimento, utilizando-se de diferentes recursos didáticos, instrumentais e de materiais recicláveis, procurando contribuir com a preservação do meio ambiente. A metodologia se baseia na conversa clínica, levantamento de diagnóstico e realização de atividades práticas junto ao público-alvo. Através deste projeto busca-se auxiliar a promoção de uma maior interação família-escola-comunidade, melhoria da prática docente para o trabalho com atividade de música, corpo, som e movimento; diversificação das atividades musicais e sua utilização de forma lúdica na prática escolar; inserção do público atendido em um clima de apreciação pela boa música; empoderamento dos grupos para que possam buscar estratégias de confecção de objetos musicais e de utilização dos recursos que seu meio oferece. Os principais resultados alcançados são a inclusão da música nas atividades cotidianas da escola; capacitação de profissionais para o trabalho com crianças e pessoas hospitalizadas, inclusão social; valorização da música enquanto linguagem e arte e montagem de um acervo musical de qualidade.
Palavras-chave Música, Criança, Cultura
Forma de apresentação..... Painel
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