Resumo |
Esse projeto é fruto de uma ação extensionista articulada entre Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata-CTA-ZM e Cooperativa da Agricultura Familiar Solidária de Espera Feliz – COOFELIZ, no desenvolvimento de ações educativas voltadas para o processo de abastecimento do mercado institucional, especificamente o Programa de Aquisição de Alimentos- PAA e a Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE. Essa proposta, portanto, pretende dar continuidade as ações iniciadas e tem como foco promover ações educativas em agroecologia com professores/as e estudantes da escola - Escola Estadual Interventor Julio de Carvalho, localizada no município de Espera Feliz, MG, beneficiadas com produtos agroecológicos fornecidos pela COOFELIZ pela Política Nacional de Alimentação Escolar. Trata-se de uma ação de formação desses sujeitos sobre agroecologia, vinculando as ações práticas e o contexto local na formação dos estudantes e dos professores. Nesse sentido, as ações extensionistas realizadas até o momento foram reuniões de planejamento entre equipe, COOFELIZ e Escola, na qual foram definidos os temas a partir do interesse do conjunto dos professores; oficina de agroecologia em uma propriedade agroecológica de um agricultor que fornece alimento para alimentação escolar; oficina na escola sobre segurança e soberania alimentar e consumo consciente e entrega de material didático “Educação do Campo e Formação de Professores: Diálogos Conceituais e Práticos”, produzido pelos professores da LICENA e que são membros da equipe do projeto. Como resultados parciais temos, a compreensão dos estudantes sobre agroecologia a partir da alimentação escolar; a contribuição para a prática pedagógica das professoras na vinculação dos conteúdos de Ciência da Natureza com as práticas agroecológicas e consumo consciente e a aproximação da Cooperativa de Agricultura Familiar de Espera Feliz- COOFELIZ, com o cotidiano da escola, ampliando a relação escola/comunidade, fundamental na perspectiva da educação do campo. Nesse sentido, a proposta se insere na formação a partir de espaços escolares e não escolares, visando fortalecer processos organizativos participativos e a formação de professores/as e estudantes da escola na perspectiva da educação do campo e agroecologia. |