Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5833

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação do campo e sociologia rural
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ana Caroline Gomes Amorim
Orientador MARCIO GOMES DA SILVA
Outros membros EUGENIO ALVARENGA FERRARI
Título Educação do Campo e Agroecologia: Unindo campo e cidade pela alimentação escolar agroecológica
Resumo Esse projeto é fruto de uma ação extensionista articulada entre Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata-CTA-ZM e Cooperativa da Agricultura Familiar Solidária de Espera Feliz – COOFELIZ, no desenvolvimento de ações educativas voltadas para o processo de abastecimento do mercado institucional, especificamente o Programa de Aquisição de Alimentos- PAA e a Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE. Essa proposta, portanto, pretende dar continuidade as ações iniciadas e tem como foco promover ações educativas em agroecologia com professores/as e estudantes da escola - Escola Estadual Interventor Julio de Carvalho, localizada no município de Espera Feliz, MG, beneficiadas com produtos agroecológicos fornecidos pela COOFELIZ pela Política Nacional de Alimentação Escolar. Trata-se de uma ação de formação desses sujeitos sobre agroecologia, vinculando as ações práticas e o contexto local na formação dos estudantes e dos professores. Nesse sentido, as ações extensionistas realizadas até o momento foram reuniões de planejamento entre equipe, COOFELIZ e Escola, na qual foram definidos os temas a partir do interesse do conjunto dos professores; oficina de agroecologia em uma propriedade agroecológica de um agricultor que fornece alimento para alimentação escolar; oficina na escola sobre segurança e soberania alimentar e consumo consciente e entrega de material didático “Educação do Campo e Formação de Professores: Diálogos Conceituais e Práticos”, produzido pelos professores da LICENA e que são membros da equipe do projeto. Como resultados parciais temos, a compreensão dos estudantes sobre agroecologia a partir da alimentação escolar; a contribuição para a prática pedagógica das professoras na vinculação dos conteúdos de Ciência da Natureza com as práticas agroecológicas e consumo consciente e a aproximação da Cooperativa de Agricultura Familiar de Espera Feliz- COOFELIZ, com o cotidiano da escola, ampliando a relação escola/comunidade, fundamental na perspectiva da educação do campo. Nesse sentido, a proposta se insere na formação a partir de espaços escolares e não escolares, visando fortalecer processos organizativos participativos e a formação de professores/as e estudantes da escola na perspectiva da educação do campo e agroecologia.
Palavras-chave Educação do Campo, agroecologia, Alimentação Escolar
Forma de apresentação..... Painel
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