Resumo |
O Flanando na Praça é um projeto de extensão que revela, através de narrativas jornalístico-literárias, acontecimentos e personagens comuns dos espaços públicos de Viçosa, muitas vezes deixados à margem pela mídia e historiografia local. O projeto, executado entre os anos de 2012 a 2015,foi desenvolvido por meio de uma prática flâneur, que consiste numa observação atenta e minuciosa bem como em uma imersão nesses lugares. Adotou-se também como perspectiva teórico-metodológica, a corrente do jornalismo literário, que objetiva pelo desenvolvimento de um jornalismo mais aprofundado e menos refém da efemeridade, do factual e dos formatos padronizados de reportagem e demais relatos jornalísticos. O Flanando foi realizado por estudantes, professores e servidores técnico administrativos do Departamento de Comunicação Social e financiado pelo edital Procultura, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFV. Durante o ano de 2015, o projeto realizou sessões “flanar” nas praças Mario Del Giudice e Antônio Chéquer, e nas avenidas Santa Rita e P.H. Rolfs. Após as visitas a cada um desses espaços, foram produzidos relatos em formatos variados: crônicas, reportagens, vídeos, croniquices, fotonarrativas, imagens, spots, além de textos produzidos por convidados não integrados à equipe. Esse material foi publicado no site do projeto e divulgado em sua página do facebook. O projeto promoveu duas exposições audiovisuais no Núcleo de Estudo de Adultos (NEAD), no primeiro semestre. Já no segundo, foi realizada uma exposição audiovisual na Escola Municipal Edmundo Lins, uma mostra de produções no Colégio Equipe e uma exposição de fotonarrativas na Biblioteca Central da UFV. Também foi dada continuidade à série de documentários “Flanando na Praça – Personagens de Viçosa”, com a produção de um documentário sobre a história dos trilhos do trem de Viçosa. Destaca-se ainda a participação e apresentação do projeto, pelo terceiro ano consecutivo, no Intercom Sudeste 2015, importante evento de comunicação do país, dentro da categoria de Produção em Jornalismo Literário. O projeto conseguiu alcançar diferentes públicos de várias faixas etárias graças às exposições realizadas nas escolas da cidade, nas quais os alunos se sentiram representados pelas produções que abordaram lugares e pessoas de seus cotidianos, podendo ainda fazer uso do material para discussões de disciplinas dentro de sala de aula. As atividades promovidas dentro do projeto proporcionam a prática de conhecimentos adquiridos dentro de sala em várias disciplinas, como telejornalismo e jornalismo literário. Assim, a formação do aluno como jornalista é enriquecida dentro de uma perspectiva que foge ao jornalismo tradicional, promovendo uma imersão diferenciada no local que este ocupa no decorrer de sua formação e aguçando seu olhar para peculiaridades que são deixadas de lado pelas grandes mídias. Finalizadas as ações no ano de 2015, o projeto teve suas atividades temporariamente interrompidas. |