Resumo |
Nesse trabalho, pretendemos abordar a tematização da vida de um personagem de ficção num imbricamento biográfico de ficcionalidade e efeitos de real, a partir de uma perspectiva discursiva. Escolhemos como objeto de estudo a série Mister Brau, protagonizada por Lázaro Ramos e Taís Araújo, no ar desde 2015, por acreditar que ela seja um exemplo que entrelaça ficção e factualidade para a construção da narrativa de vida de um personagem. Antes mesmo da série ir ao ar, a emissora exibiu, durante sua programação, vários depoimentos de pessoas conhecidas no cenário artístico-musical sobre o suposto cantor Brau. Lázaro Ramos e outros atores da série se apresentaram no programa do Faustão como sendo, de fato, seus personagens. Ainda, a emissora criou um site2 no qual estão contidas informações de ordem biográfico do cantor Brau. Nosso objetivo principal é analisar de que maneira são combinados os recursos linguísticos-discursivos referentes aos estatutos factual e ficcional para a construção da história de vida do personagem Brau. Partimos das considerações de Mendes (2004, 2008), sobre ficcionalidade e factualidade, para compreender como se esses estatutos se apresentam na série. Em seguida, procuramos observar como a vida do personagem é construída e apresentada, tanto no interior da série quanto nos programas em que ele participa. Nesse ponto, interessa-nos reconhecer as diferentes estratégias discursivas mobilizadas para a apresentação dessa vida, no caso o personagem Brau. Para tanto, adotamos as contribuições de Arfuch (2010) e Procópio-Xavier (2012). Como resultados preliminares, podemos dizer que a série Mister Brau parece, pois, avançar em relação às suas antecessoras no modo de articular ficção e realidade em sua constituição, gerando até uma espécie de suspensão da fronteira entre esses dois estatutos. Como principais procedimentos discursivos adotados, percebemos a narração e a descrição, tanto verbais quanto icônicas, para realçar o aspecto de verossimilhança da história narrada. A identificação do imbricamento da ficcionalidade e da factualidade, assim como dos efeitos de real e ficção projetados, parece estar relacionado a uma certa competência discursiva, isto é, ao conhecimento de determinadas informações referentes àquela situação de comunicação, sobretudo, dos elementos paratextuais à série. |