Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5815

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Filipe Antunes de Lêu
Orientador ANGELA APARECIDA BARRA
Título Qualidade e Infraestrutura dos ambulatórios de ensino do curso de Medicina da Universidade Federal de Viçosa: o ponto de vista dos profissionais de saúde
Resumo Atualmente, tem-se reconhecido que avaliar a satisfação com a assistência, tanto por parte de usuários quanto de colaboradores, é primordial para conhecer a realidade dos serviços públicos de saúde e, através da elaboração de soluções para os problemas identificados, atingir uma qualidade cada vez mais próxima do ideal. Donabedian é um dos grandes estudiosos a respeito do tema “qualidade do cuidado”. Em seus trabalhos, ele propõe um modelo de avaliação da qualidade do serviço de saúde em quatro esferas: avaliação do profissional de saúde, da sensação de bem-estar, da contribuição dada pelo paciente e do cuidado recebido pela comunidade como um todo. A esfera dos profissionais de saúde foi a principal área desenvolvida no corrente projeto.
Duas características primordiais estão envolvidas na análise da performance profissional: a capacidade técnica e a capacidade de relacionamento interpessoal. Donabedian inclui a satisfação dos profissionais de saúde como importante elemento da qualidade dos serviços oferecidos à população. A obtenção de níveis adequados de satisfação no âmbito do trabalho garante envolvimento e comprometimento dos profissionais na execução de suas atividades. Por outro lado, baixo nível de satisfação pode acarretar prejuízo em todas as dimensões de suas existências, afetando a saúde, o trabalho, a família e as suas relações sociais.
O objetivo central do projeto é o de avaliar a satisfação dos profissionais de saúde envolvidos nos ambulatórios de ensino da Universidade Federal de Viçosa.
O método pelo qual o trabalho está sendo desenvolvido passa através da aplicação de um questionário de satisfação a todos os médicos e demais colaboradores que atuam no Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa (CISMIV), localizado em Viçosa-MG. Posteriormente, os dados obtidos serão submetidos a análises estatísticas para aferir o nível de satisfação dos entrevistados. A partir dos resultados obtidos, de forma objetiva e subjetiva, propostas de melhoria serão redigidas e enviadas ao serviço, constando um agregado das informações conclusivas mais relevantes que podem culminar em propostas sólidas e pouco complexas sobre melhorias que poderão ser implantadas no serviço.
A principal dificuldade e desafio encontrado no desenvolvimento da pesquisa foi o de articular diálogos que viabilizassem a mesma, principalmente os concernentes à esfera pública, como a Prefeitura Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde e a direção do CISMIV. Foram encontrados vários entraves, que atrasaram o plano inicialmente previsto, entre eles, obtenção da autorização do local de pesquisa, submissão ao Comitê de Ética e férias dos profissionais, e por esses motivos, o projeto se encontra na fase final de coleta de dados.
Palavras-chave questionário estruturado, quality of care, measurement of quality
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,70 segundos.