ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática | Metodologias de ensino e práticas educativas |
Setor | Departamento de Biologia Geral |
Bolsa | PIBID |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | CAPES |
Primeiro autor | Isadora Michelly Pinto |
Orientador | MARA GARCIA TAVARES |
Outros membros | Rita de Cássia Moreira |
Título | O Uso de Paródias Como Alternativa Para o Ensino de Conceitos de Ciências |
Resumo | MICHELLY, I.P.¹, MOREIRA,R.C.², TAVARES, M.G.³ Na maioria das escolas de ensino médio e fundamental, as aulas de biologia e de ciências, na forma em que são ministradas, não favorecem o desenvolvimento de uma aprendizagem efetiva dos conteúdos apresentados. Torna-se relevante então, considerar o uso de metodologias alternativas (que não o livro didático) como ferramentas complementares para despertar e desenvolver, nos estudantes, potencialidades mais aguçadas, além de melhorar o ensino-aprendizagem através da motivação no trabalho em grupo. Nesse sentido, o uso de paródias, ou seja, a tentativa de inserir a música como método de aprendizado, pode fazer com que o estudante participe mais ativamente das atividades propostas e se interesse pelo conteúdo. A partir disso, o presente resumo teve como objetivo descrever a utilização de paródias para o ensino de conceitos de ciências em um projeto escolar denominado “Projeto Zika Zero”, que tinha como objetivo orientar e conscientizar os estudantes sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. As paródias foram elaboradas pelos alunos de duas turmas do sétimo ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual José Lourenço de Freitas/Viçosa, com o auxílio de uma licencianda participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Viçosa. Para a elaboração das paródias, inicialmente, os estudantes receberam explicações sobre as doenças em questão, com ênfase nas principais características que as diferenciam. Em seguida, os alunos foram divididos em grupos e orientados a buscar mais informações sobre o tema, para que conseguissem compor as paródias, com bases conceituais. Os alunos compuseram várias paródias, sendo que duas delas foram selecionadas, pelos próprios alunos, para serem apresentadas no dia de encerramento do projeto. Nesse dia, os alunos das duas turmas apresentaram as paródias selecionadas em conjunto. Durante o processo de criação das paródias, verificou-se que a atividade, além de incitar o trabalho em grupo, contribuiu também para estimular a criatividade e autonomia dos alunos, pois, todos se empenhavam na construção de rimas, utilizando as informações obtidas nas aulas e/ou nas pesquisas realizadas. Os resultados obtidos, portanto, comprovam a relação direta da aprendizagem com o uso de atividades lúdicas (no caso, as paródias), enfatizando a importância de atividades diferenciadas como maneira de gerar maior envolvimento, interesse e aprendizagem dos estudantes, nos diversos campos educacionais. Apoio Financeiro: CAPES/PIBID |
Palavras-chave | Atividades lúdicas, ensino-aprendizagem, ensino de ciências |
Forma de apresentação..... | Painel |