Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5805

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Leandro Baptista
Orientador ESTHER GIACOMINI SILVA
Outros membros Daliane Sousa Rosa, Dalila Pereira Lage, Eloisa Aldaline de Sousa, Luiza Aparecida de Paula Ferreira, Luna Carolina Batalha Clemente, Marcela Belcavelo Lino Silva, MILTON RAMON PIRES DE OLIVEIRA, Patrícia de Assis Paiva
Título Lúdico, infância e prática pedagógica: articulações possíveis
Resumo A Ludoteca/UFV é um espaço de realizações de atividades lúdicas, aberta para a comunidade escolar durante a semana e, aos domingos, para as crianças e seus familiares. O espaço tem por objetivo enfatizar o brincar na infância que possibilita o desenvolvimento cognitivo, social, motor e afetivo. Neste projeto, vinculado a Ludoteca, são desenvolvidas oficinas aos professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, de Viçosa e região, com intuito de incorporar nas práticas docentes a pluralidade social, cultural e a importância do lúdico. Enquanto as crianças realizam brincadeiras orientadas, seus professores participam de uma discussão sobre a importância do lúdico e o seu potencial alcance em temas da diversidade cultural. É disponibilizado aos docentes um material escrito contendo o nome de uma história infantil e as possibilidades de se trabalhar uma sequência didática, com sugestão de atividades como: dinâmica de interpretação de história com os alunos, feito pelo professor; atividades artísticas com tinta, teatro e música; produção de texto coletivo com alunos alfabetizados; variações na contação de história com apresentação de fotos e outros materiais. Participaram ate o momento sete professoras de Viçosa e quatro de outros municípios, com a maioria formada em Pedagogia e uma em Letras, das quais seis com especializações e uma com mestrado. Todas afirmaram em questionário, trabalhar com temas transversais em sala, sendo os mais abordados ética, pluralidade cultural, saúde e meio ambiente. Simultaneamente foram atendidos 189 alunos em idades de 3 a 11 anos que puderam ter contato com outras visões sobre a diversidade humana e cultural. O trabalho com as temáticas da diversidade cultural e valorização do lúdico obteve os seguintes propósitos informados pelos professores: o interesse da maioria em realizar as atividades pedagógicas propostas com seus alunos em sala de aula; motivação dos docentes no momento da realização das oficinas de integração para trabalhar questões como, a valorização da cultura negra, a partir de histórias infantis e atividades dentro de sala de aula; satisfação com o trabalho proposto e sugestões para aperfeiçoamento; valorização da cultura, nas suas várias vertentes no espaço escolar. Da parte da equipe houve um levantamento diversificado de histórias infantis temáticas voltado aos temas. Este conhecimento literário foi disseminado aos docentes promovendo contribuição para a valorização da cultura em suas diversas manifestações. Houve também a ampliação da formação do licenciando com reflexões teóricas e práticas, articulando ensino, pesquisa e extensão. Assim, busca-se ampliar o oferecimento das oficinas na rede pública sensibilizando os docentes para a importância de discutir com seus alunos temas pouco trabalhados, como a diversidade étnica e cultural, utilizando o lúdico para articular as várias pluralidades e promover o respeito às concepções.
Palavras-chave lúdico, diversidade, formação docente
Forma de apresentação..... Painel
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