Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5803

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Matemática pura e aplicada
Setor Departamento de Matemática
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Jackson Luiz Orione Rafael Cunha
Orientador LANA MARA RODRIGUES DOS SANTOS
Título Um modelo matemático para a elaboração de grades curriculares equilibradas
Resumo A grade curricular de um determinado curso é, basicamente, um conjunto de disciplinas, com características específicas, que são distribuídas e organizadas em períodos letivos. A alocação de uma disciplina em um período, apesar da aparente simplicidade, pode ser uma tarefa bastante trabalhosa. Isso porque vários fatores devem ser analisados e levados em consideração, com o intuito de garantir que todas as disciplinas obrigatórias sejam alocadas a um determinado período, sendo respeitado seus requisitos básicos e atendendo as restrições estipuladas pelo curso e pela instituição de ensino. A forma que essa alocação é realizada influencia, diretamente, no grau de dificuldade e harmonia entre os períodos do curso. Nesse trabalho, foi desenvolvido um modelo matemático de otimização linear multiobjetivo que visa a elaboração de grades curriculares minimizando o nível de dificuldade, a carga horaria de cada período e a incidência de disciplinas com alto índice de reprovação nos últimos períodos do curso. O modelo foi implementado utilizando-se a linguagem de programação C++ e resolvido com o software de otimização linear e inteira IBM CPLEX. Para a ilustração do modelo e método de solução propostos foram realizados experimentos computacionais para gerar uma grade curricular para o curso de Bacharelado em Matemática da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Em um primeiro momento, o modelo foi abastecido apenas com os índices de reprovação das disciplinas obrigatórias do curso. Em seguida, além do índice de reprovação, foram inseridos dados referentes ao grau de dificuldade de cada disciplina. Para isto, foi realizado uma pesquisa com alunos, ex-alunos e professores do curso de Bacharelado em Matemática da UFV. As grades curriculares obtidas com a implementação do modelo foram analisadas e comparadas com a atual grade do curso. A grade curricular obtida não diferiu de modo significativo da grade atual do curso indicando que o modelo matemático proposto para o problema pode ser uma ferramenta útil para auxiliar na elaboração de grades curriculares acadêmicas equilibradas.
Palavras-chave Modelo matemático, grade curricular equilibrada, programação linear inteira
Forma de apresentação..... Painel
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