Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5791

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Fontes e produção de energia
Setor Departamento de Tecnologia de Alimentos
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Heytor Fabricio Arantes Frauches Reis
Orientador RONALDO PEREZ
Título Biodiesel de Palma: Entraves à Cadeia e Análise Econômica de Implantação de Usina
Resumo A palma de óleo, também conhecida como dendê, é uma cultura de regiões equatoriais quentes e úmidas e que apresenta a maior produtividade de óleo por hectare comparado às demais oleaginosas. A região Norte do Brasil apresenta característica edafoclimáticas favoráveis ao seu cultivo. A cultura também é promissora quanto ao desenvolvimento da agricultura familiar por ser perene, possuir baixa mecanização e possibilitar o consórcio com culturas alimentares. Do ponto de vista ambiental apresenta características favoráveis como a alta fixação de carbono e a possibilidade de cultivo em áreas degradadas.
Por essas caraterísticas o desenvolvimento de sua cadeia produtiva é incentivado por políticas públicas como o “Programa Nacional de Produção Sustentável de Óleo de Palma” e o “Programa Nacional de Produção de Biodiesel (PNPB)”. Apesar dos incentivos do PNPB não houve sucesso na inclusão do óleo de palma na cadeia produtiva de biodiesel, onde a sua participação representou apenas 0,1% da produção nacional em 2015.
Esse estudo realizou uma breve análise da cadeia produtiva da palma no Brasil para investigar os principais entraves a sua utilização como matéria prima para a produção de biodiesel, e analisou a viabilidade econômica de um projeto de usina de biodiesel de palma instalada no Pará com capacidade de processamento de 51,7 toneladas de cachos por hora e produção diária de 200 m³ de biodiesel.
O principal motivo encontrado para o óleo de palma praticamente não ser utilizado na produção de biodiesel é que o mercado tradicional da indústria de alimentos é mais atraente. Além disso, a demanda interna por esse óleo não é atendida pela produção nacional. Quanto à análise econômica do empreendimento foi constatada a viabilidade através dos indicadores financeiros do projeto, o qual obteve uma TIR de 27, 84% e VPL de R$ 53.569.179,53. O investimento total do projeto foi avaliado em R$ 102.559.201,97; desse montante 78,4% são financiados pelo BNDES, através da linha de apoio à indústria.
Palavras-chave Palma, Biodiesel, Viabilidade Econômica
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,73 segundos.