Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5790

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de História
Bolsa Procultura
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Vitor Thomas Sant Amaro
Orientador ANGELO ADRIANO FARIA DE ASSIS
Outros membros Daniel da Silva
Título Difusão e preservação da Capoeira Angola Tribo do Morro para inclusão social e intercâmbio cultural na comunidade do “Morro do Escorpião” no bairro Floresta, Viçosa - MG
Resumo O projeto de Difusão e Preservação da Capoeira é uma proposta do Centro Cultural de Capoeira Angoleiros do Mar – Tribo do Morro (CCCAM-TM) e vem sendo desenvolvido no bairro Floresta (Morro do Escorpião), Viçosa, MG. O grupo tem a Capoeira Angola e a cultura afro-brasileira como objeto principal de intervenção. Um dos objetivos do CCCAM-TM é a preservação e difusão do patrimônio cultural imaterial criando condições de acesso para as comunidades menos favorecidas socialmente, contribuindo para a superação dos perigos impostos pelo mundo das drogas e criminalidade, fortalecendo a identidade cultural do povo brasileiro e ampliando a formação dos envolvidos.
A Capoeira Angola está ligada a grandes fatos e episódios da história do Brasil por ser uma prática que emerge do povo como forma de resistência e que agrega uma história de luta e construção de valores no sentido da superação do racismo, abusos de poder e outras formas de dominação sendo de fundamental importância na formação histórico-cultural e espacial do nosso país. Tem contribuído, também, na luta pela afirmação cultural do povo, pois promove um processo dialético de autoconhecimento, construção e reconstrução da cultura afro-brasileira e por isso, deve ser melhor compreendida, reconhecida e valorizada. Através da capoeira, existe a possibilidade de estabelecer o diálogo entre os conhecimentos populares e acadêmicos, criando e recriando o orgulho do pertencimento étnico-cultural dos afrodescendentes.
O projeto tem como objetivo principal contribuir com o processo de difusão e preservação da Capoeira Angola (patrimônio cultural imaterial brasileiro) e fortalecimento da identidade cultural da comunidade atendida, elevando a qualidade de vida da comunidade através do desenvolvimento dos aspectos cognitivo, motor e social, valorizando as produções de origem ou influência africana no Brasil permitindo que os praticantes conheçam e expressem aspectos da cultura afro-brasileira, promovendo a capoeira como atividade lúdica e educativa de fortalecimento da cidadania. As atividades são realizadas, principalmente, na Casa da Paz, localizada na Vila Giannetti na UFV, na comunidade do bairro Floresta, na Casa do Caminho, no bairro Santa Clara e, também, na Praça Silviano Brandão, onde utilizamos como metodologia os treinos e rodas que acontecem periodicamente, oficinas com temas relacionados e de confecção de instrumentos, e, eventos que visam a integração e diálogo, onde participam mestres e praticantes de capoeira de outras cidades e estados.
Palavras-chave Capoeira, Cultura, Educação.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,70 segundos.