Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5784

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia humana
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor BÁRBARA DE OLIVEIRA BARBOSA
Orientador ALLAIN WILHAM SILVA DE OLIVEIRA
Título Práticas escolares - desafios da Geografia
Resumo A partir do ano do ano de 2008, com a introdução da filosofia e sociologia como disciplinas obrigatórias no Ensino Médio brasileiro, estabeleceu-se um novo contexto na área do ensino das ciências humanas. Dessa forma, qual seria o papel dessas novas disciplinas na construção de saberes e de novas práticas em relação ao eixo das ciências humanas? Como ensinar o espaço como uma construção social nesse novo contexto escolar? A fim de responder a estes questionamentos, o presente trabalho buscou realizar uma análise dos novos desafios a partir da introdução destas disciplinas na grade de conteúdos do ensino no Colégio de Aplicação COLUNI (Viçosa, Minas Gerais). Para isso, foi realizado um grupo focal, integrado por alunos da referida instituição, direcionado à promoção de uma discussão sobre o tema. A discussões elaboradas no grupo focal tiveram como eixo principal os seguintes questionamentos: Ao longo de sua formação acadêmica e pessoal, o que as disciplinas de sociologia e filosofia agregaram junto as disciplinas de geografia e história?; Qual a sua opinião a cerca do projeto de interdisciplinaridade dos conteúdos? e; Você acha que a geografia se aproxima mais da sociologia ou da filosofia? A partir dos dados obtidos, foi possível concluir a grande importância da filosofia e sociologia na formação, tanto pessoal quanto acadêmica, do estudante. Isso pode ser explicado pelo fato de que as mesmas, em especial a sociologia – na forma como é apresentada nas escolas atualmente -, abrem espaço para a realização de debates entre os alunos e o professor a fim de proporcionar o surgimento de novas ideias a respeito de um determinado tema. Ademais, a partir do trabalho com temas recorrentes no cotidiano, estas disciplinas contribuem para o desenvolvimento de uma reflexão a cerca de aspectos presentes na realidade social na qual os estudantes estão inseridos, de forma a possibilitar a formação de um senso crítico e identidade pessoal e social nos mesmos. Portanto, foi possível observar que a introdução das disciplinas de filosofia e sociologia no currículo escolar do Ensino Médio se concretizou como um grande avanço nos estudos das Ciências Humanas, haja vista que permitiu uma maior dinamização da mesma.
Palavras-chave Ciências humanas, Ensino Médio, geografia
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.