Resumo |
O “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” foi uma nova política implementada na segunda etapa da Educação Básica a partir de 2012 em uma parceria entre União, Estados e Municípios. Este programa tem como principal objetivo assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Considera-se uma situação alarmante o fato de que, ao final desta etapa de escolaridade, muitas crianças ainda se deparem com grandes defasagens, principalmente no que diz respeito à aquisição da leitura e da escrita, não tendo conquistado padrões mínimos de alfabetização. A proposta do PNAIC, além de buscar alternativas para sanar as dificuldades dos alunos, visa promover uma formação continuada dos professores alfabetizadores, garantindo assim que a alfabetização seja uma conquista ainda nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Portanto, o objetivo geral da pesquisa é investigar que tipo de estratégias de ensino-aprendizagem estão sendo adotadas pelos professores do 3º ano do Ensino Fundamental, visando garantir a alfabetização até os 8 anos de idade. Os objetivos específicos são conhecer, na concepção dos professores e supervisores, a eficácia do Pacto para garantia da alfabetização; identificar vantagens e limitações deste Programa na efetivação da alfabetização na idade certa. E, ainda, investigar a partir da perspectiva dos professores, se os alunos matriculados no 4º ano do Ensino Fundamental se encontram no nível alfabético de escrita, e como o Pacto contribuiu na aprendizagem desses alunos. Este estudo foi realizado pela abordagem qualitativa e teve como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevista, com professores e supervisores das escolas de rede pública Estadual e Municipal da cidade de Visconde do Rio Branco,MG. Concluiu-se, que tanto nas escolas Estaduais, quanto nas Municipais o Pacto favorece a criação de novas estratégias para a aprendizagem, principalmente por priorizar a formação dos professores alfabetizadores como uma de suas ações. Tendo em vista que os professores ressaltaram a eficácia do Pacto enquanto estratégia para favorecer a alfabetização até os 8 anos de idade, observa-se que há um paradoxo entre os objetivos estabelecidos pelo programa e a realidade dos dados apresentados acerca dos alunos matriculados no 4° ano do ensino fundamental e que não alcançaram o nível alfabético de escrita. Desta forma, considera-se que os objetivos propostos pelo Pacto de que todas as crianças estejam alfabetizadas ao final do 3º ano, não foram ainda integralmente alcançados. Sugere-se para estudos posteriores um melhor aprofundamento acerca do programa, tendo em vista os impactos que o mesmo poderá vir a ter sobre o trabalho docente. |