Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5777

ISSN 2237-9045
Instituição Faculdade Presidente Antônio Carlos de Visconde do Rio Branco
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Formação de professores/educadores
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Camila Dias da Silva
Orientador Érica Miranda Maciel.
Outros membros Paloma Marques da Rocha Dutra.
Título Concepções dos Professores acerca do PACTO como uma estratégia pedagógica para garantir a Alfabetização na Idade Certa.
Resumo O “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” foi uma nova política implementada na segunda etapa da Educação Básica a partir de 2012 em uma parceria entre União, Estados e Municípios. Este programa tem como principal objetivo assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Considera-se uma situação alarmante o fato de que, ao final desta etapa de escolaridade, muitas crianças ainda se deparem com grandes defasagens, principalmente no que diz respeito à aquisição da leitura e da escrita, não tendo conquistado padrões mínimos de alfabetização. A proposta do PNAIC, além de buscar alternativas para sanar as dificuldades dos alunos, visa promover uma formação continuada dos professores alfabetizadores, garantindo assim que a alfabetização seja uma conquista ainda nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Portanto, o objetivo geral da pesquisa é investigar que tipo de estratégias de ensino-aprendizagem estão sendo adotadas pelos professores do 3º ano do Ensino Fundamental, visando garantir a alfabetização até os 8 anos de idade. Os objetivos específicos são conhecer, na concepção dos professores e supervisores, a eficácia do Pacto para garantia da alfabetização; identificar vantagens e limitações deste Programa na efetivação da alfabetização na idade certa. E, ainda, investigar a partir da perspectiva dos professores, se os alunos matriculados no 4º ano do Ensino Fundamental se encontram no nível alfabético de escrita, e como o Pacto contribuiu na aprendizagem desses alunos. Este estudo foi realizado pela abordagem qualitativa e teve como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevista, com professores e supervisores das escolas de rede pública Estadual e Municipal da cidade de Visconde do Rio Branco,MG. Concluiu-se, que tanto nas escolas Estaduais, quanto nas Municipais o Pacto favorece a criação de novas estratégias para a aprendizagem, principalmente por priorizar a formação dos professores alfabetizadores como uma de suas ações. Tendo em vista que os professores ressaltaram a eficácia do Pacto enquanto estratégia para favorecer a alfabetização até os 8 anos de idade, observa-se que há um paradoxo entre os objetivos estabelecidos pelo programa e a realidade dos dados apresentados acerca dos alunos matriculados no 4° ano do ensino fundamental e que não alcançaram o nível alfabético de escrita. Desta forma, considera-se que os objetivos propostos pelo Pacto de que todas as crianças estejam alfabetizadas ao final do 3º ano, não foram ainda integralmente alcançados. Sugere-se para estudos posteriores um melhor aprofundamento acerca do programa, tendo em vista os impactos que o mesmo poderá vir a ter sobre o trabalho docente.
Palavras-chave Alfabetização, Políticas Educacionais, Pacto.
Forma de apresentação..... Painel
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