Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5774

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Lingüística e semiótica
Setor Departamento de Letras
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ronan Leandro Zampier
Orientador MONICA SANTOS DE SOUZA MELO
Outros membros RITA DE CASSIA PEREIRA FARIAS
Título Do estigma ao prestígio: uma análise da prática discursiva sobre o consumo em brechós
Resumo A expressividade do consumo na sociedade contemporânea, predominantemente orientado pela moda, e marcado por um intenso desejo pela novidade, configura uma lógica de descartabilidade dos bens e transitoriedade na vida das pessoas. Na contramão dessa lógica, o consumo de bens usados, apesar de não ser um fenômeno novo, tem superado estigmas histórico-culturais e ganhado popularidade nos últimos anos. Nesse contexto, a afiliação ao movimento slow fashion e o apelo sustentável nos discursos de promoção dos brechós, sugerem que esse consumo consiste numa prática de engajamento, alicerçada na preocupação ambiental e contraposição ao fast fashion. Diante disso, buscou-se analisar os processos de agência e investimento político e ideológico, inerentes aos discursos atinentes ao consumo de vestuário em brechós. Para tanto, foram escolhidos como material de análise, uma reportagem do portal Tudo BH e as descrições institucionais da loja virtual Brechó Online. Os dados foram analisados a partir de uma proposta transdisciplinar que articula o método de análise de discurso crítica (ADC), na vertente de Fairclough (2001), e as contribuições teóricas sobre a moda como campo de disputas (BERGAMO, 1998; BOURDIEU, 2002), a constituição mútua entre indivíduo e objetos (BELK, 1988; MILLER, 2013), o consumo em brechós (RICARDO, 2008; PALMER; CLARK, 2004; FRANKLIN, 2011), e as discussões sobre estigma e identidades sociais (GOFFMAN, 1988). Os resultados apontam o esforço tanto da mídia quanto da loja virtual no sentido de amenizar a condição estigmatizante inerente aos brechós, a partir de uma reconstrução conceitual dos brechós, com ênfase no estilo, na constituição da individualidade a partir de um visual autêntico, e no engajamento com a lógica do slow fashion e da sustentabilidade. Nos discursos emergem, além da negação da indissociação dos brechós com as classes mais pobres, a indicação da necessidade de competência cultural e gosto refinado, para fazer desse consumo uma forma de expressão do gosto e estilo de vida. Contudo, observou-se que a ética do ambientalismo é na verdade, secundária. A ênfase na individualidade, a proeminência do capital cultural como meio de afirmação e aquisição de prestígio, fazem com que o estilo e a estética sejam privilegiados, o que sugere uma aproximação com a moda e não uma polarização entre os dois, ou uma simples contradição. A negação de traços histórico-culturais faz parte da proposta de reconstrução da imagem dos brechós, porém, o viés de classe embutido em tal manifestação faz da problematização dos brechós nestes textos um evento discursivo incompleto e ambíguo, principalmente por conta das vozes que aparecem de consumidoras proprietárias e aquelas que não estão presentes, de consumidoras típicas. Pois, as estratégias discursivas demonstram que o que está em jogo é a promoção de prestígio para atores específicos, no qual a simples novidade não concede o mesmo poder de influência como tradicionalmente.
Palavras-chave Análise de Discurso Crítica, Brechó, Consumo
Forma de apresentação..... Oral, Painel
Gerado em 0,62 segundos.