Resumo |
Introdução: A utilização de taxonomias para nomear o que a enfermagem identifica, trata e avalia nos pacientes firmam a enfermagem enquanto ciência própria e arte do cuidado. Dentre estas, destacam-se: North American Nursing Diagnosis Association (NANDA-I) de diagnósticos de enfermagem, Nursing Outcomes Classification (NOC) de resultados de enfermagem, e Nursing Interventions Classification (NIC) de intervenções de enfermagem. Para subsidiar o plano de cuidado do paciente, o enfermeiro tem como referencial metodológico o Processo de Enfermagem, composto por cinco etapas: investigação, diagnóstico de enfermagem, planejamento, implementação da assistência de enfermagem e avaliação. Para apresentar aos estudantes a importância do uso desse processo e das taxonomias, os docentes da disciplina “Tecnologia do cuidar”, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), utilizaram como recurso didático o método da dramatização. Objetivo: relatar a experiência do uso da dramatização para o ensino do manuseio das taxonomias NANDA-I, NOC e NIC. Público alvo: docentes e discentes de Enfermagem. Justificativa: embora os efeitos do uso da dramatização sobre o aprendizado do aluno sejam conhecidos em outras áreas, não existem estudos que avaliaram o efeito da dramatização no ensino do uso das taxonomias de enfermagem. Método: trata-se de relato de experiência do uso da dramatização, vivenciado entre os meses de março a junho de 2016 na disciplina “Tecnologia do Cuidar” do curso de Enfermagem da UFV. Cada grupo recebeu do professor uma situação clínica que deveria nortear a construção do caso clínico para posterior dramatização do mesmo, exemplificando o uso das taxonomias NANDA-I, NOC e NIC. Resultados: A partir da situação clínica recebida dos professores, dividiram-se os alunos em grupos e construíram casos clínicos para apresentar aos colegas. Em reuniões decidiu-se pelo cenário de atuação, o nível de atenção em saúde, os diagnósticos prioritários que seriam trabalhados para demonstrar o uso da NANDA-I, os resultados esperados para cada diagnóstico utilizando a NOC, as intervenções NIC para o alcance dos resultados, os personagens e suas falas, e as formas criativas de representar as etapas do processo de enfermagem. Foram realizados ensaios até que o desempenho atendesse aos requisitos de avaliação explanados pelos professores. A dramatização foi executada em 30 minutos. Durante a discussão após a cena, os docentes ressaltaram os pontos de relevância e retomaram a importância do uso das taxonomias de enfermagem. Conclusão: A dramatização exigiu dos discentes mais do que apenas relacionar teoria e prática. O aprendizado se deu de maneira ativa, e o aprendizado do manuseio das taxonomias foi facilitado.Despertou-se a criatividade e espontaneidade nos alunos, fazendo com que se tornassem sujeitos do próprio conhecimento. A experiência vivenciada aponta que a dramatização facilita o processo de ensino-aprendizagem das taxonomias de enfermagem. |