Resumo |
O curso de Engenharia Ambiental foi criado no ano de 2000 na Universidade Federal de Viçosa (UFV), vinculado ao Departamento de Engenharia Civil. Atualmente, em sua grade há apenas uma matéria obrigatória sobre a temática “resíduos sólidos”, o que não é suficiente, além de apresentar uma carência de conteúdos que agreguem a questão social à parte técnica estudada em sala. Pelas características da cidade de Viçosa, que não é desenvolvida economicamente, os estudantes do curso enfrentam dificuldades em conseguir estágios, ficando restritos a projetos e trabalhos dentro da própria universidade. Nesse sentido, o “Projeto InterAção – Responsabilidade Social e Meio Ambiente”, do Departamento de Ciências Sociais da UFV, surge como uma opção de estágio para os estudantes da engenharia ambiental, que podem aprender sobre resíduos sólidos na prática, agregando os vieses ambiental, social e econômico, aplicados à realidade da cidade. O Projeto InterAção atua na cidade desde o ano de 2008, com foco na implantação e consolidação da coleta seletiva na cidade, além do fortalecimento da Associação dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa (ACAMARE). A equipe de trabalho é multidisciplinar, composta por estudantes de diferentes cursos da UFV, e suas ações fundamentam-se nos princípios da horizontalidade e do trabalho coletivo, utilizando metodologia essencialmente dialógica, inclusiva, respeitosa da diversidade. Dentre as atividades feitas no primeiro semestre de 2016, podem ser mencionadas: realização do evento “Coleta Seletiva em Foco” para formação de parceiros; reuniões com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) para planejamento e ajustes na coleta seletiva; trabalhos de campo na Usina de Triagem; oficinas “Teatro do Oprimido” com a ACAMARE; oficina “Consciência Cidadã” com o Grupo Escoteiro Viçosa, dentre outras. A realização deste estágio evidencia a interface ambiental e social, que precisam ser trabalhados juntos, além da necessidade de se aplicar à realidade de Viçosa, o conteúdo aprendido em sala de aula, como forma de contribuir com a realidade onde o cidadão está inserido, através da construção de um saber coletivo, como também, contribuir no processo de formação, como engenheiro e ser humano. |