Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5739

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Teoria e Tecnologia da informação
Setor Departamento de Informática
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Aline Patrícia do Carmo
Orientador CARLOS DE CASTRO GOULART
Outros membros MARLI REGINA DOS SANTOS
Título Inclusão Digital Usando Software Livre 2016
Resumo O projeto Inclusão Digital usando software Livre 2016 é voltado a promoção da inclusão digital como um agente catalisador para melhoria das relações nas atividades de ensino/aprendizagem nas escolas públicas e como um fator na busca da inclusão social dos alunos. Muitas escolas públicas possuem laboratório, mas na maioria, o funcionamento é precário devido principalmente à falta de capacitação das pessoas da escola para utilização dos equipamentos. Falta também pessoal técnico para manutenção dos equipamentos e atualização do software instalado. O presente projeto estimula o uso dos laboratórios de informática das escolas públicas como ambiente virtual de estudo e a geração de conteúdos pedagógicos para as disciplinas de interesse dos alunos e professores. A inclusão digital é um componente importante para a inclusão social, pois o domínio de novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) abre as portas de um grande mercado. As atividades foram iniciadas realizando um diagnóstico do laboratório de informática da E.E Effie Rolfs de Viçosa que foi reativado em 2015 através das ações desse projeto no ano anterior. À partir dessa análise foram realizadas algumas ações para a recuperação dessas máquinas. Foi elaborado um trabalho para submissão no 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (7º CBEU) . Durante esse período foi realizado um diagnóstico do laboratório de informática da E. M. Doutor Arthur Bernardes localizada no bairro Novo Silvestre em Viçosa. Devido ao período de férias escolares a recuperação dos computadores e o curso de capacitação para os professores e alunos foram programados para o segundo semestre. Foram oferecidos cursos de capacitação para alunos da UFV que participam do PIBID (Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), para capacitá-los a usar os laboratórios de informática e os aplicativos de sua área especifica. Também foram oferecidos cursos de Introdução à Informática usando Software Livre, para professores da E. E. Effie Rolfs, com encontros semanais, às segundas-feiras. Também serão oferecidos cursos de introdução à informática com o uso de software livre para alunos da escola. Para os professores é uma oportunidade de inovar na relação com os alunos, aumentando a interação com o uso de ferramentas disponíveis na internet e podendo gerar conteúdos adaptados à realidade de cada escola, considerando suas experiências e particularidades. Já para os alunos das escolas é uma oportunidade de aprender a usar o computador, requisito obrigatório em boa parte das ofertas de emprego. Portanto, este projeto pode contribuir de forma bastante positiva para a obtenção do primeiro emprego.
Palavras-chave Software Livre, Inclusão Digital, Capacitação
Forma de apresentação..... Painel
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