Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5738

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Laura Beatriz Faleiro Diniz
Orientador MARIANA CALABRIA LOPES
Título Efeitos de um processo de ensino-aprendizagem da iniciação esportiva no desenvolvimento de aspectos motores e cognitivos
Resumo A iniciação esportiva é o período em que a criança começa a aprender de forma específica e planejada a prática esportiva, sendo essencial nesse período que se conheçam e respeitem suas características na condução do processo de ensino aprendizagem. O mesmo deve visar o desenvolvimento de aspectos cognitivos, motores e de desempenho da criança, bem como aspectos sociais, sendo aplicado de forma adequada. O objetivo principal do estudo foi avaliar os efeitos de um processo de iniciação esportiva utilizando a metodologia de ensino dos esportes "Escola da Bola", uma metodologia de ensino implícita que tem o aluno como centro deste processo, sobre o desenvolvimento motor, cognitivo e da aptidão física das crianças envolvidas. A duração da intervenção foi de 8 meses, com um total de 50 aulas. A amostra foi composta por 30 crianças, com idade média de 7,5 anos (dp=1,35) e de ambos os sexos. Foram realizadas três fases de testes para coleta de dados, pré teste (realizado antes do processo de intervenção), teste intermediário (após quatro meses de intervenção) e pós teste (ao final da intervenção), com o objetivo de avaliar se houve evolução das crianças ao longo deste tempo. Utilizou-se o Teste de Coordenação Motora para Crianças (KörperkoordinationstestFürKinder- KTK) para avaliação da Coordenação Motora, o Teste de Corrida de Seis minutos para avaliação da aptidão física e o Teste de Conhecimento Tático Processual- Orientação Esportiva (TCTP-OE) para avaliar o desenvolvimento do conhecimento tático processual dos sujeitos. O desenvolvimento das variáveis dependentes observadas ao longo do tempo foi analisado por meio do teste ANOVA com medidas repetidas e o teste Post-hoc de Tukey para identificar eventuais diferenças. Os resultados indicaram que a intervenção realizada melhorou significativamente o desempenho dos sujeitos nas tarefas coordenativas do KTK de Salto Monopedal (p=0,025) e Salto Lateral(p=0,020), sendo que a diferença em ambos os testes aconteceu entre o pré teste e o pós teste e entre o teste intermediário e o pós teste. No Teste de Conhecimento Tático Processual com o pé e com a mão houve melhora significativa ao longo do tempo no item “Jogador com bola passa ao colega sem marcação e posiciona-se para receber” (pé - p=0,024 / mão – p=0,032) e no item “Apoia os colegas na defesa (cobertura)” somente com a mão (p=0,006). Entretanto, não foi observada uma melhora significativa da aptidão cardiorrespiratória ao longo do tempo. Conclui-se que a intervenção realizada contribuiu para a melhora do desempenho motor e capacidade de jogo dos indivíduos.
Palavras-chave Iniciação Esportiva, Coordenação Motora, Aprendizagem Tática
Forma de apresentação..... Painel
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