Resumo |
A iniciação esportiva é o período em que a criança começa a aprender de forma específica e planejada a prática esportiva, sendo essencial nesse período que se conheçam e respeitem suas características na condução do processo de ensino aprendizagem. O mesmo deve visar o desenvolvimento de aspectos cognitivos, motores e de desempenho da criança, bem como aspectos sociais, sendo aplicado de forma adequada. O objetivo principal do estudo foi avaliar os efeitos de um processo de iniciação esportiva utilizando a metodologia de ensino dos esportes "Escola da Bola", uma metodologia de ensino implícita que tem o aluno como centro deste processo, sobre o desenvolvimento motor, cognitivo e da aptidão física das crianças envolvidas. A duração da intervenção foi de 8 meses, com um total de 50 aulas. A amostra foi composta por 30 crianças, com idade média de 7,5 anos (dp=1,35) e de ambos os sexos. Foram realizadas três fases de testes para coleta de dados, pré teste (realizado antes do processo de intervenção), teste intermediário (após quatro meses de intervenção) e pós teste (ao final da intervenção), com o objetivo de avaliar se houve evolução das crianças ao longo deste tempo. Utilizou-se o Teste de Coordenação Motora para Crianças (KörperkoordinationstestFürKinder- KTK) para avaliação da Coordenação Motora, o Teste de Corrida de Seis minutos para avaliação da aptidão física e o Teste de Conhecimento Tático Processual- Orientação Esportiva (TCTP-OE) para avaliar o desenvolvimento do conhecimento tático processual dos sujeitos. O desenvolvimento das variáveis dependentes observadas ao longo do tempo foi analisado por meio do teste ANOVA com medidas repetidas e o teste Post-hoc de Tukey para identificar eventuais diferenças. Os resultados indicaram que a intervenção realizada melhorou significativamente o desempenho dos sujeitos nas tarefas coordenativas do KTK de Salto Monopedal (p=0,025) e Salto Lateral(p=0,020), sendo que a diferença em ambos os testes aconteceu entre o pré teste e o pós teste e entre o teste intermediário e o pós teste. No Teste de Conhecimento Tático Processual com o pé e com a mão houve melhora significativa ao longo do tempo no item “Jogador com bola passa ao colega sem marcação e posiciona-se para receber” (pé - p=0,024 / mão – p=0,032) e no item “Apoia os colegas na defesa (cobertura)” somente com a mão (p=0,006). Entretanto, não foi observada uma melhora significativa da aptidão cardiorrespiratória ao longo do tempo. Conclui-se que a intervenção realizada contribuiu para a melhora do desempenho motor e capacidade de jogo dos indivíduos. |