Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5735

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física teórica, experimental e de simulação
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor IGOR MAGATON RIBAS
Orientador DANIEL RODRIGUES VENTURA
Outros membros Luís Henrique de Sousa Faustino
Título Vídeo-análise no Ensino da Mecânica
Resumo Neste trabalho foram elaboradas e testadas atividades usando vídeo análise para estudo de movimentos, realizando análise cinemática e dinâmica do mesmo. Nele foram abordados os conteúdos da base curricular aos estudantes da primeira série do Colégio de Aplicação COLUNI. Através de filmagens de qualquer movimento e com apoio do software Tracker, é possível descrever funções diversas correspondentes a diversos movimentos, permitindo seu estudo de maneira aprofundada e contextualizando o ensino teórico de forma prática e usando novas tecnologias. As atividades são realizadas com o suporte do laboratório de informática do colégio, onde houve a adequação dos computadores ao software. Alusão a era digital, usufruirmos dos equipamentos onde nos é permitido cálculos mais rápidos tanto quanto precisos, além de que devido a internet e o amplo acesso ao conhecimento, o discente se torna capaz de executar o software em casa. Em prática, há a gravação do vídeo correspondente ao movimento estudado e transferência dele para os computadores, e após, durante o horário letivo, os alunos são direcionados ao laboratório de informática e instruídos a analisar os vídeos, enquanto paralelamente é feito a elaboração de um relatório com perguntas referentes ao determinado movimento e as questões trabalhadas tanto na disciplina da física, quanto em matemática, junto com respectivos auxílios dos autores. Estas atividades podem ter continuidade nas próprias casas, pois o vídeos são disponibilizados em links institucionais, no caso pvanet, onde tendo instalados o software livre Tracker em computadores pessoais executam o estudo. Os autores também dão acompanhamento no formato de monitorias e aulas em horário extra-curricular. Por meio das atividades, os estudantes aperfeiçoam suas habilidades com o programa e se tornam capazes de elaborar seus próprios vídeos, análises e conclusões, estimulando o pensamento criativo e possibilitando realizar conexão entre a teoria e prática, facilitando entender melhor a física, sobretudo a mecânica, nas diversas situações cotidianas. Com o projeto, mesmo que ainda em andamento, já é possível notar um aumento relativo do rendimento dos alunos em relação a compreensão de fenômenos físicos, estudos de funções e a própria pontuação bimestral. Pode-se observar uma pelas atividades avaliativas, uma ampliação no conhecimento no ramo das ciências exatas, envolvendo a interpretação de funções matemáticas e gráficos em analogia com equações físicas.
Palavras-chave Vídeo-análise, mecânica, Ensino de Física
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,64 segundos.