ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática | Educação e formação universitária |
Setor | Departamento de Biologia Geral |
Bolsa | PIBID |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | CAPES |
Primeiro autor | Stella Bicalho Silva |
Orientador | MARA GARCIA TAVARES |
Outros membros | Marina Miranda Ladeira, Rita de Cássia Moreira |
Título | “Projeto Zika zero”: uma proposta alternativa para o ensino das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti nos Ensinos Fundamental e Médio |
Resumo | A percepção sobre a importância do ensino de Ciências e Biologia tem se tornado um tópico relevante nas Universidades, principalmente quando esse se aplica às escolas públicas de níveis Fundamental e Médio. Projetos educativos são ferramentas didáticas que podem ser empregados com uma variedade de propósitos dentro do contexto de sala de aula. Pensando nisso, alguns membros do PIBID Ciências Biológicas/UFV se propuseram a desenvolver o “Projeto Zika zero” que objetivou trabalhar de forma dinâmica e interativa as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, bem como sua profilaxia. O projeto teve como público-alvo alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual José Lourenço de Freitas, situada no município de Viçosa-MG. Alunos dos sexto, sétimo, oitavo e nono anos do Ensino Fundamental trabalharam o tema através de confecção/declamação de poemas, teatro e paródias, enquanto os alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio montaram maquetes e confeccionaram cartazes. As atividades contaram com o auxílio e participação efetiva dos bolsistas PIBID e dos alunos, que participaram expondo ideias dentro de suas percepções. Cada licenciando preparou e coordenou as atividades de uma turma, durante todo o bimestre, para que ao final houvesse apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos mesmos para os demais alunos da escola. No dia da apresentação dos trabalhos, a escola contou também com a presença da comunidade local, que pode prestigiar o trabalho realizado e obter mais informações a respeito do tema. As apresentações tiveram um caráter dinâmico, sendo que os alunos exploraram as causas das principais doenças causadas pelo vetor Aedes aegypti, como Dengue, Zika e Chikungunya e as medidas profiláticas das mesmas, expondo-as de maneira interativa. Desse modo, pode-se concluir que a atividade surtiu efeitos positivos, podendo ser considerada como de caráter formador, pois percebeu-se claramente o interesse e envolvimento dos alunos. Esse envolvimento evidencia que a metodologia de projetos pode contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com questões de âmbito geral/local, pois, contribuiu para contextualizar os indivíduos no seu entorno histórico, social e natural. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento do projeto contribuiu para a aprendizagem significativa dos alunos, pois, proporcionou-lhe um contato direto com os objetos de estudo. Adicionalmente, a experiência também contribuiu para a formação profissional dos pibidianos, valorizando ainda mais a formação destes enquanto estudantes de licenciatura. Apoio Financeiro: CAPES/PIBID |
Palavras-chave | Pedagogia de Projetos, aprendizagem significativa, formação inicial |
Forma de apresentação..... | Painel |