Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5731

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Stella Bicalho Silva
Orientador MARA GARCIA TAVARES
Outros membros Marina Miranda Ladeira, Rita de Cássia Moreira
Título “Projeto Zika zero”: uma proposta alternativa para o ensino das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti nos Ensinos Fundamental e Médio
Resumo A percepção sobre a importância do ensino de Ciências e Biologia tem se tornado um tópico relevante nas Universidades, principalmente quando esse se aplica às escolas públicas de níveis Fundamental e Médio. Projetos educativos são ferramentas didáticas que podem ser empregados com uma variedade de propósitos dentro do contexto de sala de aula. Pensando nisso, alguns membros do PIBID Ciências Biológicas/UFV se propuseram a desenvolver o “Projeto Zika zero” que objetivou trabalhar de forma dinâmica e interativa as doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, bem como sua profilaxia. O projeto teve como público-alvo alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual José Lourenço de Freitas, situada no município de Viçosa-MG. Alunos dos sexto, sétimo, oitavo e nono anos do Ensino Fundamental trabalharam o tema através de confecção/declamação de poemas, teatro e paródias, enquanto os alunos do segundo e terceiro ano do Ensino Médio montaram maquetes e confeccionaram cartazes. As atividades contaram com o auxílio e participação efetiva dos bolsistas PIBID e dos alunos, que participaram expondo ideias dentro de suas percepções. Cada licenciando preparou e coordenou as atividades de uma turma, durante todo o bimestre, para que ao final houvesse apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos mesmos para os demais alunos da escola. No dia da apresentação dos trabalhos, a escola contou também com a presença da comunidade local, que pode prestigiar o trabalho realizado e obter mais informações a respeito do tema. As apresentações tiveram um caráter dinâmico, sendo que os alunos exploraram as causas das principais doenças causadas pelo vetor Aedes aegypti, como Dengue, Zika e Chikungunya e as medidas profiláticas das mesmas, expondo-as de maneira interativa. Desse modo, pode-se concluir que a atividade surtiu efeitos positivos, podendo ser considerada como de caráter formador, pois percebeu-se claramente o interesse e envolvimento dos alunos. Esse envolvimento evidencia que a metodologia de projetos pode contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com questões de âmbito geral/local, pois, contribuiu para contextualizar os indivíduos no seu entorno histórico, social e natural. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento do projeto contribuiu para a aprendizagem significativa dos alunos, pois, proporcionou-lhe um contato direto com os objetos de estudo. Adicionalmente, a experiência também contribuiu para a formação profissional dos pibidianos, valorizando ainda mais a formação destes enquanto estudantes de licenciatura.

Apoio Financeiro: CAPES/PIBID
Palavras-chave Pedagogia de Projetos, aprendizagem significativa, formação inicial
Forma de apresentação..... Painel
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