Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5722

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Sandra de Oliveira Pereira
Orientador LILIAN PERDIGÃO CAIXETA REIS
Outros membros Jessilene de Freitas Lopes
Título Consciência ambiental no ensino superior: a perspectiva de jovens universitários
Resumo O aumento do padrão de consumo da população, em especial dos jovens, têm fomentado a preocupação de estudiosos e órgãos governamentais e ambientais com o impacto das escolhas dos consumidores sobre o meio ambiente. Essa preocupação deve ter como foco a educação, com atenção especial ao ensino superior, uma vez que os futuros profissionais atuarão em diversos setores da sociedade. No entanto, muitas instituições ainda não encontraram o caminho para trabalhar a temática na formação de seus discentes, visto que há uma dificuldade para a construção de projetos institucionais que integrem a questão ao processo educativo. Diante disso, objetivou-se analisar a percepção de jovens universitários acerca da conscientização ambiental no ensino superior. O estudo, de caráter qualitativo, foi realizado na Universidade Federal de Viçosa (UFV) com 20 discentes matriculados no último ano dos cursos de graduação. Buscou-se, através de entrevista semiestruturada, indagar os jovens quanto às informações e atividades de educação ambiental oferecidas no campus da UFV e dentro de seus cursos. Constatou-se que essas atividades são consideradas insuficientes para mobilizar os jovens universitários a exercerem ações pró-ambientais. Os discentes demonstraram interesse em contribuir mais para a preservação do meio ambiente, apesar de relatarem falta de informação e projetos voltados para a conscientização da comunidade acadêmica. Declararam ainda ser importante essa abordagem dentro de seus cursos, no entanto, alegaram deficiência de uma formação ambiental. Foi possível perceber na fala dos entrevistados que, mesmo naqueles cursos nos quais o profissional atuará diretamente com o meio ambiente, a formação é mais voltada para atender questões financeiras do mercado ou à legislação, há restrição curricular, pois faltam disciplinas de orientação, que os ajudem a atuar em favor do meio ambiente. Contudo, espera-se que este estudo contribua para um maior engajamento da UFV, e mesmo dos discentes, na busca por soluções para os problemas ambientais através de uma maior conscientização de toda a sociedade.
Palavras-chave Consciência Ambiental, Ensino Superior, Juventude.
Forma de apresentação..... Painel
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