Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5714

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE, UFV
Primeiro autor Leonamme Valvides da Costa Teixeira
Orientador MERCIO BOTELHO FARIA
Outros membros Ariele Antunes de Assis, Cleyton Rogério Bernardo, Everton Antonio da Silva, João Victor Neves Oliveira Sobreira, Lindoval Rigueira de Freitas, Marco Luis Conde Machado de Souza, Mateus Almeida Barony, Renata Aparecida da Silva
Título A olimpíada viçosense de matemática no ensino fundamental
Resumo O ensino da Matemática vem sofrendo grandes modificações nos últimos anos. Estudos e a própria prática apontam esta disciplina como sendo efetivamente central na formação dos indivíduos e na sua inserção social. Assim, um insucesso em Matemática significaria um fracasso não apenas na vida escolar, mas na própria condição de cidadão desses indivíduos. Uma das dificuldades no ensino dessa disciplina deve-se à mistificação que se faz de seus conceitos e resultados. As olimpíadas de Matemática corroboram para esta desmistificação pois fazem com que os alunos se motivem no estudo de Matemática e a disciplina fique mais próxima do seu cotidiano. Além disso, esse tipo de competição promove a melhoria do ensino da Matemática nas escolas, com o desenvolvimento conjunto de alunos e professores e é neste contexto que se insere o projeto da Olimpíada Viçosense de Matemática (OVM). Os principais objetivos do projeto são: colaborar na melhoria da qualidade do ensino de Matemática no ensino fundamental (6º ao 9º ano) das escolas públicas do município de Viçosa-MG; Estimular a prática docente dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UFV; Despertar nos alunos do ensino fundamental a curiosidade para pesquisar e a vontade de querer aprender e solucionar problemas matemáticos; Contribuir para a integração das escolas estaduais e municipais de Viçosa-MG com a UFV; Propiciar aos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática a vivência com a comunidade do município, através de visitas às escolas e dos atendimentos aos alunos; Identificar jovens talentos, incentivando o acesso desses às unidades científicas e tecnológicas. Assim, iniciamos organizando a equipe de trabalho, composta por 15 membros (1 docente, 13 estudantes voluntários e 1 bolsista). Em seguida cada membro da equipe começou a exercer as atividades que lhe foram atribuídas, tais como: organização e realização das visitas de divulgação às escolas públicas de Viçosa-MG; Abertura das inscrições para que as escolas municipais e estaduais de Viçosa-MG inscrevam seus alunos; Elaboração das provas da primeira fase da competição. As metodologias e atividades propostas desenvolvidas são: reunião com os voluntários; Elaboração, aplicação e correção da Prova Seletiva nas escolas estaduais e municipais de Viçosa-MG inscritas; Monitoria para os alunos aprovados para a prova de segunda fase; Aplicação da prova de segunda fase na UFV e cerimônia de premiação aos campeões e honraria as escolas e professores incentivadores. As inscrições foram encerradas com um total de 2525 alunos que participarão da prova da primeira fase no mês de agosto. Em sua 7ª edição, a Olimpíada Viçosense de Matemática vem a cada ano estimulando e incentivando o ensino de Matemática nos alunos das escolas públicas de Viçosa-MG. Assim, a partir dessas ações espera-se que a OVM desperte o gosto dos alunos pelas competições matemáticas, que os conscientize de que bons resultados são conseguidos com muito esforço e dedicação.
Palavras-chave OLIMPÍADA, ENSINO DE MATEMÁTICA, MATEMÁTICA
Forma de apresentação..... Painel
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