Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5708

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática História, política e cultura
Setor Departamento de História
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Danilo Araujo Moreira
Orientador VANESSA LANA
Título Educação, Política e Cultura: A Escola Normal de Ouro Preto e a Formação de um Sistema de Instrução Pública nas Minas Oitocentistas
Resumo O trabalho analisa a construção e o aperfeiçoamento do sistema de Instrução Pública na província de Minas Gerais, a partir da década de 1870. Através da formação de uma instituição de ensino em particular, a Escola Normal de Ouro Preto, a pesquisa se orienta pela investigação acerca das pautas e das referências culturais que delinearam as políticas referentes à educação do povo mineiro em finais do Império. O objetivo principal deste trabalho de pesquisa se concentra em conhecer as ligações existentes entre a construção da política educacional de Minas Gerais e o contexto social, cultural e político que marcou tanto o Brasil, quanto a província mineira durante o processo de formação do Estado e da Nação ao longo do século XIX.
Durante o período estudado as estruturas públicas, como um todo, estavam sendo progressivamente burocratizadas buscando-se a profissionalização da esfera do Estado. No interior deste processo, a Instrução Pública emergiu, junto a outros setores, como um foco de políticas que expressavam os interesses e as pautas das elites predominantes no direcionamento da formação do Estado. Assim, a crescente preocupação com a expansão da Instrução Pública na província de Minas foi acompanhada por um esforço de formalização de um sistema racional e profissional de oferecimento de ensino. Deste modo, conforme a pesquisa vem demonstrando, a política de Instrução Pública mineira passou, na segunda metade do século XIX, por uma série de reformas e modificações que buscavam o aperfeiçoamento e a modernização do sistema, que deveria, cada vez mais, alinhar-se às pretensões do Brasil de se constituir enquanto uma nação civilizada. Um dos pontos mais importantes na esteira deste projeto de modernização e profissionalização da Instrução Pública se referia à formação do professorado que atuaria nas salas de aula da instrução primária da província. Tendo isto em vista, instituições de formação de professores foram abertas em partes diferentes do território mineiro, sendo a principal delas a Escola Normal da capital, refundada em 1872, e objeto principal desta investigação.
O trabalho que vem sendo desenvolvido nesta pesquisa se concentra, portanto, na tarefa de reunir evidências que, baseando-se na construção da política de Instrução Pública da província de Minas Gerais e nas referências culturais presentes no contexto estudado, nos permitam analisar o processo de elevação da educação escolar à categoria de valor civilizatório de importância social e cultural. Como parte dos primeiros resultados obtidos na pesquisa, buscaremos apresentar os primeiros documentos históricos consultados, como os Relatórios de Presidentes da Província de Minas, os Relatórios dos Inspetores Gerais da Instrução Pública, os Regulamentos da Instrução Pública e as Falas dirigidas à Assembléia Legislativa Provincial, todos compreendidos entre 1870 e 1880, nos quais a discussão sobre a instrução se fez de forma constante.
Palavras-chave História do Brasil Império, Formação do Estado-Nação, História da Educação.
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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