Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5706

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Lingüística e semiótica
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Sissa Souza Luchi
Orientador LUCIANA BEATRIZ BASTOS AVILA
Título ADVÉRBIOS modais E CONSTRUÇÕES ADJETIVAS modalizadoras na fala espontânea: um estudo corpus-based do português europeu
Resumo O presente trabalho tem como finalidade investigar o uso de advérbios modais e construções adjetivas modalizadoras em uma amostra de um corpus de fala espontânea do português europeu, o C-ORAL-ROM (BACELAR et al., 2005). A modalidade é uma categoria linguística que indica as intenções, os sentimentos e as atitudes do locutor com relação ao seu discurso, é o valor que o emissor atribui aos estados de coisas que descreve ou a que alude em seus enunciados (MELLO et al., 2010). Todavia, essa categoria não é facilmente definida, pois é uma noção semântica que se inter-relaciona com outras como as de ilocução, atitude e negação. Realizamos a descrição dos índices modalizadores nos baseando na Teoria da Língua em Ato e na metodologia da Linguística de Corpus. Nosso subcorpus é composto pela parte informal do C-ORAL-ROM português, composta por 20 textos de três tipologias interacionais, divididos em privados e públicos: 7 monólogos — 6 privados e 1 público — ; 7 diálogos — 5 privados e 2 públicos — e 6 conversações — 4 privadas e 2 públicas. Classificamos assim os valores modais (epistêmico, deôntico e dinâmico) e seus respectivos subvalores modais, após à busca manual dos índices modais. Dentro das 936 ocorrências encontradas, 224 se referem aos advérbios e 81 às construções adjetivas. A partir da análise quantitativa e qualitativa dos dados, concluímos que (i) a classe dos advérbios, depois dos verbos, é a mais rica em termos de modalização; (ii) os advérbios são multifuncionais, apresentando uma grande mobilidade funcional e/ou semântica, (iii) tanto os advérbios quando as construções adjetivas apresentam, em sua maioria, valor modal epistêmico; (iv) a maior taxa de ocorrências de advérbios aparecem em monólogos; (v) os advérbios, em termos relativos, mostram a tendência de utilização em contextos públicos do que privados; (vi) a maior relação type/token para os advérbios é claro (60), realmente e exactamente (40 cada), e para os adjetivos ser preciso (16), ser verdade (15), ser capaz de (14);(vii) pragmaticamente, os advérbios de certeza expressam concordância e discordância, o que pode indicar uma estratégia de polidez na interação.
Palavras-chave advérbios e adjetivos modais, corpus oral, português europeu
Forma de apresentação..... Oral
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