Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5698

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Ana Paula Abrantes
Orientador LILIAN NEVES SANTA ROSA
Outros membros Eduardo Andrade Gomes, Kevin Lopes Pereira
Título Processo de Aprendizagem de Ciências a Estudantes Surdos em um viés Interdisciplinar
Resumo O projeto “Surdo Cidadão” concomitante com o projeto “Ensino Aprendizagem e Metodologias de Ensino para jovens e adultos surdos de Viçosa – EAMES” tem como objetivo desenvolver atividades didáticas em Ciências da Natureza, Matemática e Língua Portuguesa a estudantes surdos de Viçosa e região, contribuindo assim para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Para aprendizagem mais efetiva faz-se necessário práticas didáticas em um viés interdisciplinar. No decorrer do primeiro semestre de 2016 foram ministradas aulas de Ciências para estudantes Surdos que já haviam concluído o ensino médio. Realizadas semanalmente, com a participação de uma licencianda em Química da Universidade Federal de Viçosa – UFV, as aulas ocorreram em uma sala do Prédio das Licenciaturas com duração de 2h30min. Todas foram ministradas em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, proporcionando a esses estudantes um ensino bilíngue, em que esta é a primeira língua e a Língua Portuguesa escrita é segunda língua. A turma era formada por cerca de cinco estudantes Surdos, sendo que quatro deles acompanhavam as atividades assiduamente. As aulas e as atividades de ensino realizadas foram elaboradas reconhecendo as especificidades dos estudantes Surdos e utilizando metodologias que concebesse materiais concretos, imagens, animações, experimentos, vídeos, diagramas, esquemas e o uso da LIBRAS como principal meio de comunicação visual-espacial. Essas estratégias foram pensadas e desenvolvidas pela equipe do projeto, bem como a definição do tema das aulas “Transformações da Matéria”. A escolha desse assunto foi motivada pela necessidade em se compreender, de modo interdisciplinar, os efeitos e mudanças físicas, químicas e biológicas que acometem a matéria, além da sua relação com o mundo social, ambiental, econômico e tecnológico. Nessa perspectiva, o conteúdo foi contextualizado com a vida desses estudantes para que o processo de aprendizagem, sendo articulado por meio de representações químicas, reações estequiométricas, reações de neutralização e discussão de fatores que causam, ou não, transformações dos materiais, fosse mais efetivo. Após as discussões em LIBRAS, foi desenvolvido alguns exercícios com o intuito de subsidiar esses estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM na modalidade escrita da Língua Portuguesa. Por fim, essas aulas teve como finalidade possibilitar a esses estudantes Surdos a compreensão de conceitos científicos permitindo a eles uma visão crítica e reflexiva das ciências para construções de saberes mais sistematizados e ainda possibilitar, aos licenciandos que participam do projeto, uma (in)formação para atuação junto à educação inclusiva e a educação de Surdos.
Palavras-chave Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade, Educação de Surdos
Forma de apresentação..... Painel
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