Resumo |
O projeto “Surdo Cidadão” concomitante com o projeto “Ensino Aprendizagem e Metodologias de Ensino para jovens e adultos surdos de Viçosa – EAMES” tem como objetivo desenvolver atividades didáticas em Ciências da Natureza, Matemática e Língua Portuguesa a estudantes surdos de Viçosa e região, contribuindo assim para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Para aprendizagem mais efetiva faz-se necessário práticas didáticas em um viés interdisciplinar. No decorrer do primeiro semestre de 2016 foram ministradas aulas de Ciências para estudantes Surdos que já haviam concluído o ensino médio. Realizadas semanalmente, com a participação de uma licencianda em Química da Universidade Federal de Viçosa – UFV, as aulas ocorreram em uma sala do Prédio das Licenciaturas com duração de 2h30min. Todas foram ministradas em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, proporcionando a esses estudantes um ensino bilíngue, em que esta é a primeira língua e a Língua Portuguesa escrita é segunda língua. A turma era formada por cerca de cinco estudantes Surdos, sendo que quatro deles acompanhavam as atividades assiduamente. As aulas e as atividades de ensino realizadas foram elaboradas reconhecendo as especificidades dos estudantes Surdos e utilizando metodologias que concebesse materiais concretos, imagens, animações, experimentos, vídeos, diagramas, esquemas e o uso da LIBRAS como principal meio de comunicação visual-espacial. Essas estratégias foram pensadas e desenvolvidas pela equipe do projeto, bem como a definição do tema das aulas “Transformações da Matéria”. A escolha desse assunto foi motivada pela necessidade em se compreender, de modo interdisciplinar, os efeitos e mudanças físicas, químicas e biológicas que acometem a matéria, além da sua relação com o mundo social, ambiental, econômico e tecnológico. Nessa perspectiva, o conteúdo foi contextualizado com a vida desses estudantes para que o processo de aprendizagem, sendo articulado por meio de representações químicas, reações estequiométricas, reações de neutralização e discussão de fatores que causam, ou não, transformações dos materiais, fosse mais efetivo. Após as discussões em LIBRAS, foi desenvolvido alguns exercícios com o intuito de subsidiar esses estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM na modalidade escrita da Língua Portuguesa. Por fim, essas aulas teve como finalidade possibilitar a esses estudantes Surdos a compreensão de conceitos científicos permitindo a eles uma visão crítica e reflexiva das ciências para construções de saberes mais sistematizados e ainda possibilitar, aos licenciandos que participam do projeto, uma (in)formação para atuação junto à educação inclusiva e a educação de Surdos. |