Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5684

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Química
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Mônica Grôppo Parma
Orientador VINICIUS CATAO DE ASSIS SOUZA
Título Pintando, fazendo arte e comunicando ideias com os pigmentos dos solos: diálogos entre o passado e o contemporâneo.
Resumo Em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), este trabalho descreve a elaboração de um material didático contextualizado e interdisciplinar a ser aplicado nas escolas do Ensino Médio e discutido em cursos de formação de professores. Como justificativa para essa proposta, ressalta-se que ainda hoje o ensino tem se dado de uma forma fragmentada e desvinculada do cotidiano dos estudantes, fazendo com que estes não se sintam motivados a aprender e, consequentemente, não adquiram um conhecimento crítico em relação ao mundo em que vivem. Para isso, tendo como tema central os pigmentos de origem mineral, foi feito um levantamento bibliográfico quanto às suas origens e respectivos modos de obtenção no passado e seus usos históricos e contemporâneos, além de um acompanhamento das atividades do projeto “Cores da Terra”, do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa, e do Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef, localizado na Vila Giannetti (UFV). Para esse trabalho, será desenvolvida uma proposta experimental de extração dos pigmentos contidos em solos e a possível produção de tintas tendo esses pigmentos de solos como base. Essa proposta será levada para duas escolas públicas de Viçosa, permitindo que os estudantes possam observar na prática conceitos vistos em aulas, além de possibilitar que eles mesmos façam o experimento, participando de forma ativa no processo de construção do conhecimento científico. Será proposto também questões problematizadoras em relação ao tema que articulam diferentes áreas do conhecimento, como a Química, História, Geografia e Artes/Literatura, permitindo um maior diálogo entre os conteúdos aprendidos nas diferentes disciplinas escolares. A exemplo, temos as pinturas rupestres, onde se encontram as primeiras tintas produzidas; as diferentes cores apresentadas pelos minerais, que possuem relação com as interações entre os metais de transição e os demais ligantes que participam de sua constituição; importantes artistas como Leonardo da Vinci e Jan van Eyck, que também tiveram contribuições na área científica; e a formação geológica, visto que nem todo tipo de solo é ideal para se produzir uma tinta natural.
Palavras-chave pigmentos minerais, extração, proposta ensino
Forma de apresentação..... Painel
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