Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5658

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Saneamento e resíduos
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq, FAPEMIG
Primeiro autor LARISSA VALDIER CERQUEIRA
Orientador ODILAINE INACIO DE CARVALHO DAMASCENO
Título Gerenciamento dos resíduos gerados em aulas práticas do 2º de Química do Colégio de Aplicação COLUNI - UFV
Resumo Mesmo com a crescente preocupação global quanto à preservação do meio ambiente, o tratamento de resíduos químicos gerados em Instituições de Ensino e Pesquisa brasileiras ainda ocorre de forma muito tímida. Tal fato é decorrente, dentre outros motivos, da falta de instrução de alguns estudantes e profissionais que, devido ao baixo volume de resíduos gerados, concluem que o despejo dos mesmos diretamente na pia não provocará grandes impactos. Entretanto, a alta complexidade e as diferentes características físico-químicas das substâncias, somadas aos distintos valores de pH, fazem com que essa atitude gere graves problemas ambientais. Impactos dos mais variados podem ocorrer, como a corrosão do sistema de encanamento, o acúmulo de substâncias tóxicas na cadeia alimentar aquática (magnificação trófica) e a eutrofização dos rios e lagos. Nesse âmbito, o projeto de iniciação científica Gerenciamento dos Resíduos gerados em aulas práticas do 2º ano de Química do Colégio de Aplicação da UFV teve como objetivos, além da conscientização dos alunos através de palestra, a substituição, a redução, o reaproveitamento e o tratamento dos rejeitos. Através dos procedimentos experimentais, realizados no laboratório de Química da Instituição, foram obtidos resíduos cujos teores, por exemplo, de metais pesados, estavam de acordo com o parâmetro legal estabelecido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA). É importante ressaltar que tais procedimentos se basearam nos princípios norteadores da Química Verde. Procedimentos básicos de laboratório aprendidos durante os três anos do ensino médio, como filtração, precipitação química, neutralização e adsorção, foram utilizados para o cumprimento de tais objetivos, comprovando, dessa forma, que o tratamento, além de necessário, pode muitas vezes ser realizado de maneira acessível e didática. Como resultados, foram obtidas várias substâncias que puderam ser recuperadas ou tratadas de maneira eficiente, além de uma importante intervenção feita numa aula prática de Química do 2º ano, quando se substituiu um composto de elevada toxicidade (dicromato de potássio) por outro muito menos agressivo e mais disponível (cloreto de amônio). Em suma, pode-se concluir que a importância do projeto é enorme, não só como forma de preocupação ambiental, como também como método de ensino e conscientização de professores e alunos.
Palavras-chave Tratamento, resíduo, química
Forma de apresentação..... Oral, Painel
Gerado em 0,65 segundos.