Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5655

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes cênicas, dança e teatro
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Larissa Neves Barbieri
Orientador ROSANA APARECIDA PIMENTA
Título Ocupação performática do cemitério como espaço urbano: uma experiência artística para ressignificar a ideia de vida e morte
Resumo Este projeto de pesquisa, em desenvolvimento no Curso de Dança da UFV, é uma reflexão sobre a ocupação do cemitério como espaço público na cidade de Viçosa, MG. Tem como objetivo provocar a discussão sobre possíveis ressignificações da ideia de morte na contemporaneidade por meio da Arte. Para isso, organizei três performances, a partir das quais proponho a discussão sobre o significado de morte, mais especificamente as ideias de ancestralidade, tabu e decomposição. A primeira performance, “Oxungum”, aborda o conceito de morte levando em consideração a noção de memória e ancestralidade (RODRIGUES, 1997). A segunda, “Aqui Jaz Quem Ama Jazz”, a morte na contemporaneidade e a noção de tabu (CYMBALISTA, 2002). A última, “The End”, trata do tema no que concerne ao processo de decomposição e fragmentação, além de insinuar a fantasmagoria da ausência (COHEN, 2013; SANTOS, 2000). Dessa maneira, a pesquisa envolveu a criação, produção, realização e análise das performances a partir do levantamento de material teórico que discute as possíveis significações de morte, a relação do espaço urbano e Arte.
A pesquisa engloba a realização e a análise do processo artístico de criação dos trabalhos performáticos os quais extrapolam a noção de palco admitindo a cidade como espaço cênico. Esse trabalho vai ao encontro da necessidade pessoal de aproximar vida e Arte como forma de democratizar a dança. Tem se concretizado como um importante exercício como graduanda em Dança por articular a teoria e prática artística gerando novos conhecimentos sobre os processos criativos. O que numa perspectiva contemporânea do homem, que vive num universo de valores culturais massificados e globalizantes, isso ora confronta, e ora se contrapõe, a toda uma diversidade territorial, histórica, política e social. Nesse sentido, lanço o olhar sobre os conceitos de ancestralidade, tabu e decomposição por meio de um viés crítico. Por fim, revela-se também o desenvolvimento do sentimento de pertencimento a cidade de Viçosa, MG e uma forma de realizar uma ação artística que provoque a reflexão sobre o uso dos espaços públicos a partir do câmbio de funcionalidade.
Palavras-chave Arte, Cemitério, Performance
Forma de apresentação..... Painel
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