Resumo |
A disciplina Gênese de Solos (SOL220) é uma disciplina obrigatória para os cursos de agronomia, zootecnia, geografia e engenharias florestal e agrícola e ambiental, atendendo a mais de 200 estudantes por semestre. Além disso é a primeira de um conjunto de disciplinas da Ciência do Solo para os estudantes de ciências agrárias. Por isso, é muito importante garantir o bom desempenho e envolvimento dos estudantes neste momento. Nesse contexto os docentes desta disciplina tem o compromisso de torná-la atrativa para os estudantes, motivando-os. Assumiram uma pedagogia que partisse do conhecimento prévio dos estudantes, aliado a utilização de práticas pedagógicas distintas das tradicionais, tornando mais significativo o processo ensino-aprendizagem. A sala de aula tornou-se apenas um entre os vários espaços de aprendizagem. Assim ocorre a construção e apropriação do conhecimento em outros espaços, tanto reais quanto virtuais. Esses espaços, os instrumentos e a prática pedagógica da disciplina foram avaliados, diversificados e adaptados. Foram criadas ou aperfeiçoadas atividades com o intuito de ampliar os espaços pedagógicos, incluindo os instrumentos e os espaços pedagógicos, avaliados por meio de questionários. Na avaliação foram considerados os espaços reais e virtuais e os instrumentos pedagógicos. Também serviram para elaborar estratégias de ampliação das atividades e espaços extraclasse. A maioria dos estudantes, 72,6% considera a aula prática o espaço de aprendizagem mais importante. Principalmente as aulas de campo, em que 71,8% dos discentes avaliaram ser muito boas. Entre os espaços extraclasse, 59,9% consideraram o PVAnet e o facebook como espaços mais importantes. Dos instrumentos pedagógicos avaliados 38,4% consideraram a caixa de amostras com rochas e minerais como o mais importante. Nos espaços de aprendizagem virtuais, 53,7% dos estudantes classificaram o facebook como bom, já o PVAnet foi classificado como muito bom por 40,8% dos estudantes. Apesar de alternativas de espaços de aprendizagem, os estudantes preferem os espaços tradicionais, as salas de aula. Principalmente as aulas práticas e aulas de campo. O maior contato com o professor, participação e dinamismo das aulas, explicam essa preferência. Os espaços extraclasse têm importância secundária, os instrumentos pedagógicos foram considerados essenciais e os espaços virtuais de aprendizagem importantes. Outras estratégias tardias mostraram-se muito eficientes, como um espaço de monitoria online que foi adotado já no fim do semestre e por isso não foi devidamente avaliado. Gênese de Solos continuará com sua prática pedagógica focada no objetivo de tornar mais significativo e prazeroso o ato de aprender. |