Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5646

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Água e solos
Setor Departamento de Solos
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Débora Cristina Lucas dos Santos
Orientador CRISTINE CAROLE MUGGLER
Outros membros Angélica da Silva Lopes
Título Análise e qualificação de instrumentos e práticas pedagógicas utilizados na disciplina Gênese de Solos
Resumo A disciplina Gênese de Solos (SOL220) é uma disciplina obrigatória para os cursos de agronomia, zootecnia, geografia e engenharias florestal e agrícola e ambiental, atendendo a mais de 200 estudantes por semestre. Além disso é a primeira de um conjunto de disciplinas da Ciência do Solo para os estudantes de ciências agrárias. Por isso, é muito importante garantir o bom desempenho e envolvimento dos estudantes neste momento. Nesse contexto os docentes desta disciplina tem o compromisso de torná-la atrativa para os estudantes, motivando-os. Assumiram uma pedagogia que partisse do conhecimento prévio dos estudantes, aliado a utilização de práticas pedagógicas distintas das tradicionais, tornando mais significativo o processo ensino-aprendizagem. A sala de aula tornou-se apenas um entre os vários espaços de aprendizagem. Assim ocorre a construção e apropriação do conhecimento em outros espaços, tanto reais quanto virtuais. Esses espaços, os instrumentos e a prática pedagógica da disciplina foram avaliados, diversificados e adaptados. Foram criadas ou aperfeiçoadas atividades com o intuito de ampliar os espaços pedagógicos, incluindo os instrumentos e os espaços pedagógicos, avaliados por meio de questionários. Na avaliação foram considerados os espaços reais e virtuais e os instrumentos pedagógicos. Também serviram para elaborar estratégias de ampliação das atividades e espaços extraclasse. A maioria dos estudantes, 72,6% considera a aula prática o espaço de aprendizagem mais importante. Principalmente as aulas de campo, em que 71,8% dos discentes avaliaram ser muito boas. Entre os espaços extraclasse, 59,9% consideraram o PVAnet e o facebook como espaços mais importantes. Dos instrumentos pedagógicos avaliados 38,4% consideraram a caixa de amostras com rochas e minerais como o mais importante. Nos espaços de aprendizagem virtuais, 53,7% dos estudantes classificaram o facebook como bom, já o PVAnet foi classificado como muito bom por 40,8% dos estudantes. Apesar de alternativas de espaços de aprendizagem, os estudantes preferem os espaços tradicionais, as salas de aula. Principalmente as aulas práticas e aulas de campo. O maior contato com o professor, participação e dinamismo das aulas, explicam essa preferência. Os espaços extraclasse têm importância secundária, os instrumentos pedagógicos foram considerados essenciais e os espaços virtuais de aprendizagem importantes. Outras estratégias tardias mostraram-se muito eficientes, como um espaço de monitoria online que foi adotado já no fim do semestre e por isso não foi devidamente avaliado. Gênese de Solos continuará com sua prática pedagógica focada no objetivo de tornar mais significativo e prazeroso o ato de aprender.
Palavras-chave Ensino de ciência do solo, Educação em Solos, Processo ensino aprendizagem.
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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