Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5645

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Lingüística e semiótica
Setor Departamento de Letras
Bolsa PROBIC/FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Edmundo Gomes Corrêa Júnior
Orientador MONICA SANTOS DE SOUZA MELO
Outros membros Edmundo Gomes Corrêa Júnior
Título Identidades no discurso espírita: uma análise semiolinguística de mensagens psicografadas por Chico Xavier
Resumo Este é o relatório final do projeto de pesquisa intitulado “Identidades no discurso espírita: uma análise semiolinguística de mensagens psicografadas por Chico Xavier”. Em nossa pesquisa abordamos o discurso religioso espírita a partir da obra de um dos seus principais representantes, o médium Francisco Cândido Xavier (Chico Xavier). Apesar de os dados sinalizarem um crescimento expressivo do número de espíritas do Brasil e da importância que a obra de Chico Xavier tem nesse contexto, o discurso espírita, assim como a obra desse autor, são ainda pouco estudados. Tal situação não está restrita ao discurso espírita, mas afeta os estudos em torno do discurso religioso em geral. A esse respeito, Maingueneau (2008) afirma que, embora pertença a um corpora de prestígio, esse tipo de discurso é geralmente pouco estudado, provavelmente pelo fato de que sua compreensão implica o conhecimento de um vasto intertexto, nem sempre acessível a todos.
Tivemos por objetivos identificar as diferentes identidades construídas em textos mediúnicos a partir da descrição, análise e comparação de mensagens psicografadas por Chico Xavier. Além de descrever a composição linguística e discursiva das mensagens selecionadas, compreendendo os modos de organização enunciativo, argumentativo, narrativo e descritivo, nos termos propostos por Charaudeau (1992), buscamos também descrever o gênero mensagem mediúnica, identificar os ethé projetados nas mensagens analisadas, comparar as características linguísticas e discursivas das mensagens atribuídas a diferentes autores, a fim de identificar traços que as diferenciem, e
identificar os elementos da doutrina espírita traduzidos nos textos analisados. Retiramos desse nosso trabalho alguns expressivos resultados. O número de autores, a extensão dos textos de Chico Xavier, a técnica de escrita, a semelhança com os textos produzidos pelos autores espirituais enquanto encarnados, e o fato de Chico Xavier ter produzido seus textos em transe,impulsionaram-nos para concluir a veracidade da literatura doutrinal do médium brasileiro. No entanto, deixamos por conta do leitor aceitar ou não suas declarações.
Palavras-chave Chico Xavier, Charaudeau, Semiolinguística.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.