Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5637

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Engenharia Elétrica
Bolsa FUNARBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Mateus Henrique Anastacio
Orientador MAURO DE OLIVEIRA PRATES
Outros membros Marco Antonio de Oliveira, Rodrigo Santos Fonseca
Título Conscientizaçã de crianças e adolescentes de escolas públicas sobre o uso sustentável de energia através de oficinas de ennsino
Resumo O projeto em questão se iniciou no ano de 2015 e teve continuidade no ano de 2016. Ele trabalha com jovens alunos de escolas públicas de Viçosa e das cidades vizinhas que em geral estão no ensino médio ou pertencem ao grupo EJA (Educação para Jovens e Adultos). A finalidade do projeto é conscientizar o público sobre o uso sustentável da energia elétrica de modo que os próprios alunos rompam as fronteiras da escola e apliquem o conteúdo que lhes foi passado nas suas casas. Além disso, o projeto também visa oferecer um conteúdo didático diferenciado nessas instituições, aproximar a universidade de seus prováveis futuros alunos e despertar no público o interesse pela própria universidade.
No mais, o projeto é constituído por um bolsista, dois voluntários e um orientador. O conteúdo é apresentado na forma de slides desenvolvidos pelos próprios participantes e agora também houve a inclusão de um novo conteúdo didático que são panfletos que ensinam ao público a calcular os gastos com energia elétrica, esses panfletos são uma ótima oportunidade dos estudantes das escolas de entenderem um pouco mais de como é cobrado a energia elétrica pelas companhias.
Em relação as palestras, elas neste ano foi proposto como tema o " O Impacto do Consumo Consciente de Energia", que tem como objetivo mostrar de forma prática o impacto financeiro positivo que se tem quando se toma simples medidas para economia de energia elétrica. As oficinas de ensino também retratam a matriz energética brasileira, de modo que se possa fazer uma avaliação da dependência da água que o nosso país possui para produzir energia. Também trabalha-se com as mais variadas fontes de energia, evidenciando as vantagens e desvantagens de cada uma delas e outro conteúdo importante é mostrar de que a tarifa de energia é constituída, mostrando do os impostos, taxas de transmissão, distribuição e bandeiras tarifárias; essa é uma parte interessante pois deixa claro que nem tudo que as concessionárias cobram na verdade é o que o consumidor gastou. No mais, as oficinas de ensino englobam alguns dados estatísticos sobre energia, os direitos do consumidor frente as companhias e por fim é retratado os efeitos do consumo consciente e os métodos para se ter um consumo de energia mais sustentável.
A oficinas de ensino ao longo de todo ano tiveram a participação de uma quantidade elevada de alunos, além da participação de professores e funcionários das escolas, que sempre receberam bem o projeto. Enfim, em relação ao público pôde-se concluir que o conteúdo apresentado realmente é adequado porque a maioria não compreendia a importância tanto financeira quanto ambiental do uso consciente de energia, além do fato de muitos não saberem os direitos e deveres que o consumidor tem frente as companhias. Também ficou claro, que o público até então não tinha conhecimento de como a tarifa é calculada e nem de como ela é constituída.
Palavras-chave Sustentabilidade, Energia, Educação
Forma de apresentação..... Oral
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