ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Educação e formação universitária |
Setor | Departamento de Engenharia Elétrica |
Bolsa | FUNARBEX |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | FUNARBE |
Primeiro autor | Mateus Henrique Anastacio |
Orientador | MAURO DE OLIVEIRA PRATES |
Outros membros | Marco Antonio de Oliveira, Rodrigo Santos Fonseca |
Título | Conscientizaçã de crianças e adolescentes de escolas públicas sobre o uso sustentável de energia através de oficinas de ennsino |
Resumo | O projeto em questão se iniciou no ano de 2015 e teve continuidade no ano de 2016. Ele trabalha com jovens alunos de escolas públicas de Viçosa e das cidades vizinhas que em geral estão no ensino médio ou pertencem ao grupo EJA (Educação para Jovens e Adultos). A finalidade do projeto é conscientizar o público sobre o uso sustentável da energia elétrica de modo que os próprios alunos rompam as fronteiras da escola e apliquem o conteúdo que lhes foi passado nas suas casas. Além disso, o projeto também visa oferecer um conteúdo didático diferenciado nessas instituições, aproximar a universidade de seus prováveis futuros alunos e despertar no público o interesse pela própria universidade. No mais, o projeto é constituído por um bolsista, dois voluntários e um orientador. O conteúdo é apresentado na forma de slides desenvolvidos pelos próprios participantes e agora também houve a inclusão de um novo conteúdo didático que são panfletos que ensinam ao público a calcular os gastos com energia elétrica, esses panfletos são uma ótima oportunidade dos estudantes das escolas de entenderem um pouco mais de como é cobrado a energia elétrica pelas companhias. Em relação as palestras, elas neste ano foi proposto como tema o " O Impacto do Consumo Consciente de Energia", que tem como objetivo mostrar de forma prática o impacto financeiro positivo que se tem quando se toma simples medidas para economia de energia elétrica. As oficinas de ensino também retratam a matriz energética brasileira, de modo que se possa fazer uma avaliação da dependência da água que o nosso país possui para produzir energia. Também trabalha-se com as mais variadas fontes de energia, evidenciando as vantagens e desvantagens de cada uma delas e outro conteúdo importante é mostrar de que a tarifa de energia é constituída, mostrando do os impostos, taxas de transmissão, distribuição e bandeiras tarifárias; essa é uma parte interessante pois deixa claro que nem tudo que as concessionárias cobram na verdade é o que o consumidor gastou. No mais, as oficinas de ensino englobam alguns dados estatísticos sobre energia, os direitos do consumidor frente as companhias e por fim é retratado os efeitos do consumo consciente e os métodos para se ter um consumo de energia mais sustentável. A oficinas de ensino ao longo de todo ano tiveram a participação de uma quantidade elevada de alunos, além da participação de professores e funcionários das escolas, que sempre receberam bem o projeto. Enfim, em relação ao público pôde-se concluir que o conteúdo apresentado realmente é adequado porque a maioria não compreendia a importância tanto financeira quanto ambiental do uso consciente de energia, além do fato de muitos não saberem os direitos e deveres que o consumidor tem frente as companhias. Também ficou claro, que o público até então não tinha conhecimento de como a tarifa é calculada e nem de como ela é constituída. |
Palavras-chave | Sustentabilidade, Energia, Educação |
Forma de apresentação..... | Oral |