Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5635

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Amanda Tamires Drumond Vilas Boas Tavares
Orientador ANDREIA GUERRA SIMAN
Outros membros Amanda Aparecida Corrêa Martins Machado, Cynara Christine Ferreira Dutra, MARILANE DE OLIVEIRA FANI AMARO
Título O papel educador do enfermeiro frente à redução das infecções relacionadas a assistência à saúde
Resumo Introdução: As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) representam um grave problema de saúde pública¹. Estimativas da OMS apontam que entre 5 a 10% dos pacientes que utilizam os serviços hospitalares adquirem uma ou mais infecções². Devido a isso, o controle das IRAS representa uma das metas internacionais de qualidade e segurança do paciente². Dentre as complicações associadas às IRAS estão a morbimortalidades, o aumento do tempo de internação, mais procedimentos invasivos, elevação do consumo de antimicrobianos e a disseminação de bactérias multirresistentes¹. Portanto, todos profissionais são responsável por esse controle e devem realizá-lo através de medidas educativas e boas práticas². Nesta perspectiva, as orientações sobre as práticas de biossegurança deve ter um enfoque multiprofissional, além de envolver o paciente como ator neste processo. Objetivos: relatar experiências na utilização de estratégias educativas sobre as prevenção de IRAS. Descrição das principais ações: Trata-se de um relato descritivo sobre parte das atividades de um projeto de extensão intitulado “Implantação do Processo de Acreditação Hospitalar e Programa de Segurança do paciente em um Hospital Ensino” vinculado a Universidade Federal de Viçosa (UFV). As atividades foram realizadas de março a julho de 2016, em um hospital filantrópico, credenciado como Hospital de Ensino, localizado no interior de Minas Gerais. Destaca-se o caráter educativo do projeto com ações voltadas para a comunidade e os profissionais de saúde visando à segurança do paciente e melhorias na assistência. Dentre as estratégias educativas utilizadas estão à metodologia dialógica e participativa, além de distribuição de folders voltados para prevenção de IRAS envolvendo os profissionais de saúde, os pacientes, seus familiares e visitantes. As orientações consistem em informações sobre as medidas de biossegurança e controle de infecções hospitalares como uso de materiais de proteção e higienização das mãos. Resultados alcançados até o momento: Os folders elaborados atendem as medidas de segurança do paciente bem como as recomendações da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) quanto o que fazer ao entrar em contato com o paciente que se encontra internado. Observou-se que as orientações e os folders tem sido eficazes para orientar os profissionais, visitantes e pacientes quanto à adoção de práticas seguras, controle de infecção e, portanto, maior segurança do paciente. Conclusões: A instituição hospitalar nutre compromisso com a biossegurança e segurança do paciente, visando à redução das IRAS. O enfoque educacional em saúde deve ser construído por meio dos saberes e experiências, sendo o meio mais eficaz para que as informações sejam de fácil entendimento e inclua pacientes e familiares em prol da sua própria segurança. A atividade proporcionou adquirir experiências que revelam a importância da integração entre extensão-ensino-serviço prestado a comunidade.
Palavras-chave Educação em Enfermagem, Controle de Infecções, Assistência ao Paciente.
Forma de apresentação..... Painel
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