Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5629

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação, infância e família
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Janice de Souza Lopes
Orientador THAIS ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ
Outros membros Bianca Letícia de Carvalho, Bruna Almeida Leão Ayupe, Danúbia Rodrigues Alves, Francelina Aparecida Duarte Rocha, Fúlvia Ventura Leandro Amorim, Marcia Fernandes Quintão Da Silva, Wilson Fernando Pereira da Silva
Título BIOLIBRAS: ressignificando a iniciação ao ensino de Ciências no contexto de estudantes surdos do município de Viçosa, MG
Resumo No município de Viçosa, MG, a situação da educação de surdos é bastante problemática. Não existem iniciativas bilíngues (públicas ou particulares) e os surdos estão dispersos em diferentes escolas inclusivas, muitos sem o atendimento educacional especializado (AEE). A grande maioria dos estudantes surdos é pertencente a famílias ouvintes, não sendo expostos à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) desde pequenos. Neste contexto, muitos surdos chegam a escola sem o domínio da LIBRAS, língua natural, sendo apresentados ao português, na modalidade escrita, que deveria ser sua segunda língua. No primeiro semestre de 2015 foi criada a Sala de Aprendizagem Bílingue (SAB), pelo Movimento Bilíngue Surdo de Minas Gerais, em parceria com o grupo de estudos BIOLIBRAS. Tal parceria viabilizou a construção desse projeto de extensão. O objetivo do projeto é contribuir com a formação dos/as estudantes surdos do Ensino Fundamental I do município de Viçosa, MG, por meio do apoio à SAB; do desenvolvimento de atividades de iniciação a Ciências; da formação básica em LIBRAS das famílias; e do apoio aos professores de Ciências das escolas inclusivas de Viçosa. Neste primeiro semestre de 2016 foi estruturada uma parceria com a Prefeitura Municipal de Viçosa, que cede um professor surdo e uma interprete para as atividades do projeto. Além disso, o projeto conta com uma bolsista e sete voluntárias, sendo seis estudantes de diferentes cursos da UFV e uma pedagoga bilíngue, membro externo. Atualmente, participam da SAB oito crianças, nas atividades semanais de formação em LIBRAS e de iniciação a Ciências. Neste semestre foi desenvolvida uma sequencia didática, sobre saúde e higiene, envolvendo atividades práticas de cultivo e visualização de microrganismos; finalizando com uma apresentação de teatro às famílias. As crianças tiveram importante avanço na constituição da identidade surda e na aquisição da língua. Outra ação desenvolvida nesse período foi a formação inicial em LIBRAS das famílias, que ocorreu durante todo o semestre. A formação acontece no mesmo horário das atividades da SAB, envolvendo outros membros da equipe, em espaço diferente, ambos no andar da Biologia do prédio das licenciaturas. Esses encontros favoreceram a melhoria da comunicação com os filhos/netos no ambiente familiar, bem como o apoio mútuo das famílias. Além disso, três das escolas dos estudantes da SAB foram atendidas, a partir de suas demandas, pelos membros da equipe e por estudantes da Licenciatura em Biologia, em uma parceria com a disciplina Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia I. No segundo semestre de 2016, o projeto continua com suas atividades e busca ampliar o atendimento, envolvendo novas famílias com crianças surdas do município de Viçosa e região.
Palavras-chave Educação de surdos, LIBRAS, ensino de Ciências.
Forma de apresentação..... Painel
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