Outros membros |
Bianca Letícia de Carvalho, Bruna Almeida Leão Ayupe, Danúbia Rodrigues Alves, Francelina Aparecida Duarte Rocha, Fúlvia Ventura Leandro Amorim, Marcia Fernandes Quintão Da Silva, Wilson Fernando Pereira da Silva |
Resumo |
No município de Viçosa, MG, a situação da educação de surdos é bastante problemática. Não existem iniciativas bilíngues (públicas ou particulares) e os surdos estão dispersos em diferentes escolas inclusivas, muitos sem o atendimento educacional especializado (AEE). A grande maioria dos estudantes surdos é pertencente a famílias ouvintes, não sendo expostos à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) desde pequenos. Neste contexto, muitos surdos chegam a escola sem o domínio da LIBRAS, língua natural, sendo apresentados ao português, na modalidade escrita, que deveria ser sua segunda língua. No primeiro semestre de 2015 foi criada a Sala de Aprendizagem Bílingue (SAB), pelo Movimento Bilíngue Surdo de Minas Gerais, em parceria com o grupo de estudos BIOLIBRAS. Tal parceria viabilizou a construção desse projeto de extensão. O objetivo do projeto é contribuir com a formação dos/as estudantes surdos do Ensino Fundamental I do município de Viçosa, MG, por meio do apoio à SAB; do desenvolvimento de atividades de iniciação a Ciências; da formação básica em LIBRAS das famílias; e do apoio aos professores de Ciências das escolas inclusivas de Viçosa. Neste primeiro semestre de 2016 foi estruturada uma parceria com a Prefeitura Municipal de Viçosa, que cede um professor surdo e uma interprete para as atividades do projeto. Além disso, o projeto conta com uma bolsista e sete voluntárias, sendo seis estudantes de diferentes cursos da UFV e uma pedagoga bilíngue, membro externo. Atualmente, participam da SAB oito crianças, nas atividades semanais de formação em LIBRAS e de iniciação a Ciências. Neste semestre foi desenvolvida uma sequencia didática, sobre saúde e higiene, envolvendo atividades práticas de cultivo e visualização de microrganismos; finalizando com uma apresentação de teatro às famílias. As crianças tiveram importante avanço na constituição da identidade surda e na aquisição da língua. Outra ação desenvolvida nesse período foi a formação inicial em LIBRAS das famílias, que ocorreu durante todo o semestre. A formação acontece no mesmo horário das atividades da SAB, envolvendo outros membros da equipe, em espaço diferente, ambos no andar da Biologia do prédio das licenciaturas. Esses encontros favoreceram a melhoria da comunicação com os filhos/netos no ambiente familiar, bem como o apoio mútuo das famílias. Além disso, três das escolas dos estudantes da SAB foram atendidas, a partir de suas demandas, pelos membros da equipe e por estudantes da Licenciatura em Biologia, em uma parceria com a disciplina Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia I. No segundo semestre de 2016, o projeto continua com suas atividades e busca ampliar o atendimento, envolvendo novas famílias com crianças surdas do município de Viçosa e região. |