Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5625

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Química
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC, Outros, UFV
Primeiro autor Nayza Martins Correa Ramos
Orientador MAYURA MARQUES MAGALHAES RUBINGER
Outros membros André Luiz Maia Souza, Claudineia Rosa da Silva Oliveira, Ludmilla Sousa Lopes, Maíra Oliveira Freitas, MARA GARCIA TAVARES, Patricia Soares da Silva, Vanessa da Silva Batista
Título Jovem Cientista: Estudantes do Ensino Fundamental fazendo Ciência na UFV
Resumo O Projeto Jovem Cientista se propõe a auxiliar na melhoria da aprendizagem da disciplina de Ciências, principalmente através da experimentação, em uma abordagem investigativa e interdisciplinar. Os estudantes matriculados no Projeto frequentam aulas práticas semanais, onde desenvolvem sua capacidade de observação e descrição de fenômenos, de formulação e confirmação de hipóteses. Com isto, seu interesse pela Ciência é ampliado, desenvolvem espírito crítico e cooperativo. Em 2016, a divulgação do projeto ocorreu em oito escolas: E. E. Dr. Raimundo Alves Torres, E. E. Raul de Leoni, E. E. Santa Rita de Cássia, E. E. Alice Loureiro, E. E. Padre Álvaro Correa Borges, E. E. Coronel Antônio da Silva Bernardes, E. M. Ministro Edmundo Lins, C. M. de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes. A divulgação ocorreu nas salas de aulas das turmas 8° e 9° dessas escolas, onde foi explicado como o projeto funciona e foram apresentados os resultados satisfatórios obtidos pelos participantes no ano anterior. Os alunos interessados se inscreveram através de um formulário preenchido pelos pais. Foram organizadas turmas com 10 alunos, em média. A maioria das aulas ocorreu no Espaço Ciência em Ação (Vila Giannetti - UFV), mas algumas turmas foram atendidas em sua própria escola, com os materiais desenvolvidos pela equipe do projeto. Os experimentos e jogos aplicados buscaram se relacionar aos conteúdos aprendidos na escola naquele bimestre. As atividades são realizadas de forma a contribuírem para o raciocínio analítico, a capacidade de propor soluções e explicações para situações reais e hipotéticas, a capacidade de expressar ideias. Semanalmente foram feitas reuniões da equipe para aprimoramento de roteiros e experimentos, produção de jogos e kits com os materiais para as aulas. Participaram das aulas 353 alunos do 8º e 9º anos. Os alunos participantes do projeto são frequentes e apresentam grande interesse nas atividades realizadas. Foram aplicados testes de conhecimentos ao final do semestre, e houve em média 89% de acertos mostrando que os conhecimentos adquiridos durante o semestre foram satisfatórios. Do ponto de vista social, este projeto tem um impacto positivo na comunidade local, contribuindo para a melhor formação dos estudantes do Ensino Fundamental. O uso de laboratórios bem equipados, recursos multimídia e jogos educativos do Espaço Ciência em Ação e de outros ambientes da UFV traz aos alunos participantes do Projeto Jovem Cientista uma nova perspectiva quanto à compreensão do que é Ciência. A equipe de estudantes universitários envolvidos (12 licenciandos em Química e Ciências Biológicas) tem a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as questões sociais da comunidade escolar e atuar positivamente a fim de promover uma melhoria da educação básica, contribuindo para o letramento científico da população.
Palavras-chave Popularização da Ciência, Experimentos de Química, Jogos didáticos
Forma de apresentação..... Oral, Painel
Gerado em 0,66 segundos.