Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5622

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa Procultura
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Jéssica Lorraine Valadão Idino
Orientador DANIELA ALVES DE ALVES
Outros membros Wagner Roberto Raimundo
Título Sarauzinho Literário
Resumo O projeto Sarauzinho Literário é um projeto desenvolvido pela professora Daniela Alves de Alves, e promovido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura. Os objetivos desse projeto são promover o gosto pela leitura entre alunos do ensino fundamental da rede pública de ensino de Viçosa, além de estimular a procura por livros e produção de texto, também uma maior aproximação desses alunos da comunidade viçosense com o campus da UFV. Serão realizados encontros durante todo o ano de 2016, e em cada encontro será realizada a leitura dramatizada de uma obra infantil escolhida pela professora de cada uma das turmas, uma atividade complementar relacionada ao livro escolhido e um passeio com os alunos pela Divisão Gráfica Universitária. Até o momento, já foram realizados 6 encontros com 3 escolas, contribuindo para atividades de literatura com os alunos, que continuadas em sala de aula pelas professoras de língua portuguesa e literatura. Ainda serão realizados mais encontros no segundo semestre, com mais escolas, incluindo escolas em regiões periféricas, ONGs, escolas rurais. Além das leituras dramatizadas, estão sendo planejadas variadas atividades complementares relacionadas à literatura, como escrita, ilustração e brincadeiras, afim de se atingir os objetivos do projeto de se estimular os alunos a trabalhar sua criatividade, por meio de atividades lúdicas. Concluímos que há uma grande necessidade desse estímulo e que nas escolas que participaram do projeto, há um incentivo por parte das professoras e coordenadoras para que os estudantes vão até a biblioteca da escola, que peguem livros pelo prazer da leitura. Houve um grande interesse no projeto por parte das supervisoras, das professoras, das diretoras, etc. Além do interesse no projeto em si, também houve interesse, a partir deste, em criar mais atividades também nas próprias escolas, em realizar leituras dramatizadas nas escolas, levar mais atividades dinâmicas. No segundo semestre planejamos atingir um público numericamente semelhante ao contemplado neste semestre.
Palavras-chave Educação, Literatura, Extensão
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,58 segundos.