Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5619

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Formação de professores/educadores
Setor Departamento de Letras
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Flavia Marina Moreira Ferreira
Orientador ANA MARIA FERREIRA BARCELOS
Outros membros HILDA SIMONE HENRIQUES COELHO
Título Um estudo de caso acerca do conhecimento e uso das Políticas Linguísticas de Ensino na prática.
Resumo Entendendo a importância do conhecimento acerca das Políticas Linguísticas de Ensino (doravante, PLE) por parte dos professores atuantes na rede de Educação Básica com o objetivo de promover um ensino critico, reflexivo e significativo aos estudantes (CÁCERES, 2014; CORREA, 2014; PINTO, 2014; GIMENEZ, 2007; MONTE MÓR, 2007), e considerando o crescente número de trabalhos acerca do tema dentro da área da Linguística Aplicada (LA) (GIMENEZ, STEIN &CANAZART, 2015; PRADO, 2015; MELO, 2014; MACIEL, 2013, dentre outros), este trabalho, que é parte de uma pesquisa de Mestrado, buscou investigar o conhecimento acerca das PLE de três professoras de Língua Inglesa atuantes no ensino médio da rede pública de ensino, em uma cidade de interior na Zona da Mata Mineira. Este trabalho objetivou responder as seguintes perguntas de pesquisa: 1) As professoras conseguem apontar e falar sobre as PLE que permeiam suas práticas de ensino? 2) As professoras relatam utilizar as PLE em suas práticas de ensino, como recomendado pelo Governo, ou órgãos superiores?, e, 3) As professoras relatam iniciativas de promoção de PLE dentro e por parte das escolas? Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário aberto e três entrevistas orais gravadas, que foram posteriormente transcritas e analisadas pela pesquisadora. Através da triangulação e análise dos dados foi possível perceber que duas participantes apresentam dificuldades em apontar de fato o que são as PLE e o uso prático que fazem delas, e apenas uma professora, que possuí maior acesso aos programas de Formação Continuada, demonstra maior conhecimento, reflexão e uso prático das PLE na rotina escolar. Por meio dos dados foi possível concluir que mesmo com o crescente número de trabalhos teóricos na LA que apontam a importância dos professores conhecerem, entenderem e serem críticos acerca das políticas voltadas para o ensino, nem todos os professores conhecem e utilizam as PLE na prática escolar, muitas vezes por falta de estrutura física e suporte pedagógico, de acordo com os relatos das participantes, ou por falta de conhecimento.
Palavras-chave Políticas Linguísticas de Ensino, Ensino de Língua Inglesa, Escola Pública.
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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