Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5618

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Ana Paula Pereira Raimundo
Orientador JOSE HENRIQUE SCHOEREDER
Outros membros Josielle Evaristo Costa, Laila Fieto Ribeiro, Larissa Freitas Ferreira
Título Formigas cortadeiras não são sempre vilãs: ensinando crianças o papel ecológico destes insetos
Resumo Formigas cortadeiras são insetos que possuem o hábito de cortar e transportar partes de plantas para o interior de suas colônias, onde cultivam um fungo do qual se alimentam. Dentro do nome popular “formigas cortadeiras”, encontram-se os gêneros \textit{Atta} e \textit{Acromyrmex}. Devido ao hábito de realizar o corte, apresentam grande importância econômica: provocam prejuízos em vários setores da agricultura, realizando a devastação de plantações, como cana-de-açúcar e eucalipto. Apesar de estas formigas serem amplamente conhecidas apenas pelos potenciais prejuízos, podem realizar um papel positivo no ambiente como revolvimento, aeração e drenagem do solo. Considerando o desconhecimento popular do papel ecológico das formigas cortadeiras no meio ambiente, desenvolveu-se uma prática pedagógica com a finalidade de apresentar a alunos de escolas públicas do Município de Viçosa (MG), o papel desempenhado por estas formigas. Além disso, foram expostas curiosas peculiaridades destes insetos, como a organização de uma colônia, alimentação e estrutura do formigueiro. O estudo foi realizado em uma turma de 35 alunos que cursavam o oitavo ano do ensino básico do colégio Arthur Bernardes, localizada no Bairro Novo Silvestre. A atividade iniciou-se apresentando os objetivos e, em seguida, aplicou-se um pré-teste para analisar o conhecimento prévio dos alunos. Posteriormente, conceituamos insetos sociais e apresentamos todo o conteúdo teórico proposto. Logo após, apresentou-se uma coleção entomológica contendo espécimes das formigas em questão, além de fotos e um vídeo como recurso tecnológico. Os resultados foram satisfatórios, uma vez que foi nítido o interesse por parte de todos os alunos perante a aula. Concluímos que ao possibilitar o contato com o objeto de estudo, os alunos absorveram os conhecimentos científicos com bastante empolgação. Desta forma, aulas que adotem metodologias pautadas no contato direto do aluno com o meio ambiente devem ser ministradas sempre quando possível.
Palavras-chave formigas cortadeiras, práticas pedagógicas, recursos tecnológicos.
Forma de apresentação..... Painel
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