Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5617

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Química
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Caio Vinicius de Paula Oliveira
Orientador MARCELO RIBEIRO LEITE DE OLIVEIRA
Outros membros Dalbert Viana Gregório, Guelci Aurea do Nascimento, Mara da Silva Rodrigues, Maria do Carmo Alves, MAYURA MARQUES MAGALHAES RUBINGER
Título Análise de frequência semestral de visitantes da Sala Mendeleev
Resumo A Tabela Periódica dos elementos é uma importante ferramenta de trabalho dos químicos que auxilia na previsão e compreensão das propriedades das substâncias e materiais. Este trabalho analisa a frequência de público na Sala Mendeleev ao longo dos semestres, desde o segundo semestre de 2010 (quando a Sala foi inaugurada) até o primeiro semestre de 2016. A Sala Mendeleev é uma exposição interativa sobre a Tabela Periódica. Trata-se de um espaço não formal de aprendizagem que pretende contribuir para o ensino de química para o público em geral e para a popularização e divulgação da química. A exposição consiste em uma tabela periódica tridimensional de 2m de altura, 3m de comprimento e 50 cm de profundidade contendo amostras de substâncias simples de todos os elementos químicos estáveis, alguns minerais e compostos representativos e aplicações cotidianas. Durante as visitas guiadas o público pode ainda manipular pequenas quantidades de amostras de elementos químicos. Além disso, pode observar e discutir a realização de experimentos. As visitas podem ser espontâneas ou agendadas por telefone ou e-mail. Com o objetivo de ampliar o público, no início de cada ano é feita uma divulgação nas escolas de Viçosa e região. Desde sua inauguração até junho de 2016, foram registrados mais de 12500 visitantes, mas até o momento não havia sido feita uma análise da frequência do público por semestre. Essa análise é importante para otimizar o atendimento ao público e orientar estratégias de divulgação do espaço. Os resultados mostram uma frequência muito maior no primeiro semestre de cada ano: média de visitantes = 1350 pessoas contra uma média de 790 pessoas no segundo semestre. Observou-se, ainda uma queda acentuada de visitantes do primeiro semestre de 2014: 845 pessoas para 630 no primeiro semestre de 2015. Isso foi atribuído à preparação para a mudança de localização da exposição, da Vila Giannetti para o novo Edifício das Licenciaturas. Com a mudança ocorrida em agosto de 2015, o público voltou a crescer com um bom resultado para o segundo semestre de 2015 (904 pessoas) e ótimo resultado para o primeiro semestre de 2016 (1578 pessoas). A maior frequência de público nos primeiros semestres de cada ano pode ser atribuída a dois fatores principais. A divulgação do espaço feita nas escolas de Viçosa e região no início do ano e o fato que o tema: Tabela Periódica é ministrado nessas escolas no primeiro semestre. Conclui-se com isso que, para aumentar o público duas ações podem ser implementadas: explicar ao público em potencial que o conhecimento da Tabela Periódica também é importante para o aprendizado de outros temas subsequentes com apresentações de palestras nas escolas, e fazer a divulgação do espaço também no meio do ano.
Palavras-chave Análise semestral, extensão, tabela periódica
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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