Resumo |
O projeto UMA ESCOLA DA BOLA PARA INICIANTES AOS JOGOS ESPORTIVOS tem como objetivo principal oportunizar às crianças a possibilidade de se movimentarem e praticarem atividade física com orientações de profissionais qualificados. O público alvo são crianças de 6 a 10 anos que frequentam um projeto social realizado na Rebusca na unidade do Centro e em Posses. As aulas acontecem duas vezes na semana, com duração média de 50 minutos. A metodologia utilizada para iniciação esportiva é o ensino da Escola da Bola, que visa por meio de brincadeira e jogos reduzidos com bola e materiais esportivos alternativos resgatar a cultura de jogar na rua, buscando também melhorar as capacidades motoras, cognitivas e sociais das crianças. As atividades desenvolvidas iniciaram-se em março com prática esportiva de diversos pequenos jogos com bola, sendo que até o momento foram ministradas 105 aulas, atendendo aproximadamente 80 crianças. Nessa primeira parte do projeto foi possível perceber algumas melhorias, a saber: na concentração durante as atividades; respeitam mais as regras do jogo; aprenderam a lidar melhor com os sentimentos de derrota e vitória; estão menos agressivas durante as aulas e são mais pacientes com os colegas, trabalhando de forma coletiva. Nos jogos que tem como objetivo desenvolver a capacidade tática notou-se que as crianças estão mais criativas para solucionar os problemas dos jogos, fazendo uma melhor leitura do mesmo e pensando na sua ação antes de dar o passe para o colega e de receber a bola. Nos que objetivaram o desenvolvimento da coordenação foi possível perceber uma melhora na capacidade coordenativa, principalmente quando envolve tarefas que exigiam a maior precisão possível em uma ação (acertar um alvo. Ex: pessoa, gol, cesta, etc.). Assim, pode-se concluir que o projeto tem conseguido alcançar seus objetivos na medida em que tem oferecido atividades de qualidade de iniciação esportiva para crianças em situação de risco e também tem recebido boa aceitação das mesmas, do grupo docente e do coordenador da instituição. |