Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5616

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Luiz Gustavo da Silva Reis
Orientador MARIANA CALABRIA LOPES
Outros membros Elenice de Sousa Pereira
Título Uma escola da bola para iniciantes aos jogos esportivos
Resumo O projeto UMA ESCOLA DA BOLA PARA INICIANTES AOS JOGOS ESPORTIVOS tem como objetivo principal oportunizar às crianças a possibilidade de se movimentarem e praticarem atividade física com orientações de profissionais qualificados. O público alvo são crianças de 6 a 10 anos que frequentam um projeto social realizado na Rebusca na unidade do Centro e em Posses. As aulas acontecem duas vezes na semana, com duração média de 50 minutos. A metodologia utilizada para iniciação esportiva é o ensino da Escola da Bola, que visa por meio de brincadeira e jogos reduzidos com bola e materiais esportivos alternativos resgatar a cultura de jogar na rua, buscando também melhorar as capacidades motoras, cognitivas e sociais das crianças. As atividades desenvolvidas iniciaram-se em março com prática esportiva de diversos pequenos jogos com bola, sendo que até o momento foram ministradas 105 aulas, atendendo aproximadamente 80 crianças. Nessa primeira parte do projeto foi possível perceber algumas melhorias, a saber: na concentração durante as atividades; respeitam mais as regras do jogo; aprenderam a lidar melhor com os sentimentos de derrota e vitória; estão menos agressivas durante as aulas e são mais pacientes com os colegas, trabalhando de forma coletiva. Nos jogos que tem como objetivo desenvolver a capacidade tática notou-se que as crianças estão mais criativas para solucionar os problemas dos jogos, fazendo uma melhor leitura do mesmo e pensando na sua ação antes de dar o passe para o colega e de receber a bola. Nos que objetivaram o desenvolvimento da coordenação foi possível perceber uma melhora na capacidade coordenativa, principalmente quando envolve tarefas que exigiam a maior precisão possível em uma ação (acertar um alvo. Ex: pessoa, gol, cesta, etc.). Assim, pode-se concluir que o projeto tem conseguido alcançar seus objetivos na medida em que tem oferecido atividades de qualidade de iniciação esportiva para crianças em situação de risco e também tem recebido boa aceitação das mesmas, do grupo docente e do coordenador da instituição.
Palavras-chave Escola da bola, Iniciação esportiva, Crianças
Forma de apresentação..... Painel
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