Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5609

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Rafaela da Conceicao Custódio
Orientador MARIA DAS DORES SARAIVA DE LORETO
Outros membros Andressa Santos Gonçalves, JUNIA ZACOUR AZEVEDO DEL GIUDICE
Título O fenômeno da retenção entre alunos atendidos pela assistência estudantil da UFV: Caracterização, percepções e medidas educativas
Resumo Tanto a evasão estudantil como sua retenção prolongada em cursos de nível superior afeta o desempenho dos sistemas educacionais, exigindo que os gestores das instituições de ensino busquem minimizar seus efeitos nocivos, que se traduzem em desperdícios não apenas acadêmicos, mas também sociais e econômicos, uma vez que os recursos públicos investidos na formação acadêmica de alunos acabam não produzindo o devido retorno. Em ambos os casos, tem-se uma relativa ociosidade de professores, funcionários, equipamentos e espaço físico (OLIVEIRA; LINS, 2011).
Este é um desafio para as instituições de nível superior, como é caso da Universidade Federal de Viçosa, que tem grande reconhecimento nacional e internacional, sendo vista como uma instituição de excelência em suas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Na visão de Giúdice (2013), os aspectos socioeconômicos incidem não apenas na possibilidade de ingresso do aluno na universidade, mas também na retenção dos mesmos no ambiente acadêmico. Nesse sentido, a hipótese do estudo em questão é de que a situação de vulnerabilidade socioeconômica das famílias repercute na trajetória de vida do discente, afetando tanto o acesso quanto a permanência prolongada de estudantes nas universidades. Além disso, pressupõe-se que o fato do discente prolongar sua estadia no ambiente acadêmico depende de seus projetos de vida; isto é, a forma como os jovens vivenciam o presente determina os limites e as possibilidades na vida cotidiana, repercutindo diretamente no futuro almejado por eles (MENDES, 2008).
Em função do exposto, objetivou-se identificar e analisar os fatores influenciadores da retenção dos discentes de graduação da Universidade Federal de Viçosa, que se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconômica, considerando sua trajetória e projetos de vida; além de propor ações para atenuar o respectivo problema, de acordo com as percepções das autoridades acadêmicas e de assistência psicossocial.
O presente projeto, de natureza qualitativa, possui diferentes métodos de coleta de dados, como: pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas semiestruturadas e entrevistas narrativas. Trata-se de um estudo de caso, envolvendo em especial estudantes em situação de vulnerabilidade social da UFV, inscritos em disciplinas com matrícula ativa que não integralizaram o curso, quando já deveriam tê-lo feito; ou seja, encontra-se em processo de retenção. Além disso, serão entrevistados professores e coordenadores de cursos de diferentes departamentos e representantes da Divisão Psicossocial da UFV, com o objetivo de conhecer suas percepções sobre o processo de retenção, bem como as possíveis ações e medidas educativas que permitam reduzir a retenção dos discentes na universidade. Os procedimentos de análise dos dados compreendem estatística descritiva e análise de conteúdo das falas e narrativas, proposta por Bardin (2011), demonstrando a relevância do estudo ao discutir a temática com os atores sociais envolvidos.
Palavras-chave Educação, Retenção Escolar, Graduação.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.