ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação e formação universitária |
Setor | Departamento de Economia Doméstica |
Bolsa | FUNARBEN |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | FUNARBE |
Primeiro autor | Rafaela da Conceicao Custódio |
Orientador | MARIA DAS DORES SARAIVA DE LORETO |
Outros membros | Andressa Santos Gonçalves, JUNIA ZACOUR AZEVEDO DEL GIUDICE |
Título | O fenômeno da retenção entre alunos atendidos pela assistência estudantil da UFV: Caracterização, percepções e medidas educativas |
Resumo | Tanto a evasão estudantil como sua retenção prolongada em cursos de nível superior afeta o desempenho dos sistemas educacionais, exigindo que os gestores das instituições de ensino busquem minimizar seus efeitos nocivos, que se traduzem em desperdícios não apenas acadêmicos, mas também sociais e econômicos, uma vez que os recursos públicos investidos na formação acadêmica de alunos acabam não produzindo o devido retorno. Em ambos os casos, tem-se uma relativa ociosidade de professores, funcionários, equipamentos e espaço físico (OLIVEIRA; LINS, 2011). Este é um desafio para as instituições de nível superior, como é caso da Universidade Federal de Viçosa, que tem grande reconhecimento nacional e internacional, sendo vista como uma instituição de excelência em suas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Na visão de Giúdice (2013), os aspectos socioeconômicos incidem não apenas na possibilidade de ingresso do aluno na universidade, mas também na retenção dos mesmos no ambiente acadêmico. Nesse sentido, a hipótese do estudo em questão é de que a situação de vulnerabilidade socioeconômica das famílias repercute na trajetória de vida do discente, afetando tanto o acesso quanto a permanência prolongada de estudantes nas universidades. Além disso, pressupõe-se que o fato do discente prolongar sua estadia no ambiente acadêmico depende de seus projetos de vida; isto é, a forma como os jovens vivenciam o presente determina os limites e as possibilidades na vida cotidiana, repercutindo diretamente no futuro almejado por eles (MENDES, 2008). Em função do exposto, objetivou-se identificar e analisar os fatores influenciadores da retenção dos discentes de graduação da Universidade Federal de Viçosa, que se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconômica, considerando sua trajetória e projetos de vida; além de propor ações para atenuar o respectivo problema, de acordo com as percepções das autoridades acadêmicas e de assistência psicossocial. O presente projeto, de natureza qualitativa, possui diferentes métodos de coleta de dados, como: pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas semiestruturadas e entrevistas narrativas. Trata-se de um estudo de caso, envolvendo em especial estudantes em situação de vulnerabilidade social da UFV, inscritos em disciplinas com matrícula ativa que não integralizaram o curso, quando já deveriam tê-lo feito; ou seja, encontra-se em processo de retenção. Além disso, serão entrevistados professores e coordenadores de cursos de diferentes departamentos e representantes da Divisão Psicossocial da UFV, com o objetivo de conhecer suas percepções sobre o processo de retenção, bem como as possíveis ações e medidas educativas que permitam reduzir a retenção dos discentes na universidade. Os procedimentos de análise dos dados compreendem estatística descritiva e análise de conteúdo das falas e narrativas, proposta por Bardin (2011), demonstrando a relevância do estudo ao discutir a temática com os atores sociais envolvidos. |
Palavras-chave | Educação, Retenção Escolar, Graduação. |
Forma de apresentação..... | Painel |