Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5608

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Arquitetura e paisagismo
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Bolsa FUNARBIC/FUNARBE
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Mayna Barbosa Reis
Orientador TULIO MARCIO DE SALLES TIBURCIO
Título O novo espaço da sala de aula: novos paradigmas para o processo de ensino e aprendizagem
Resumo Os ambientes de aprendizagem enfrentam mudanças com a evolução da tecnologia presente hoje na maioria dos espaços de trabalho. A sala de aula se torna mais complexa trazendo reflexões sobre sua arquitetura. Nesta era da informação e da tecnologia discute-se como devem ser as salas de aula e qual o impacto das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Projetar uma sala de aula traz novos desafios para os profissionais envolvidos neste processo, já que surgem novas questões projetuais a serem consideradas. Esta pesquisa objetiva investigar o impacto da inserção tecnológica no espaço físico das salas de aula e no processo de ensino aprendizagem, tendo em vista a inserção dessas novas tecnologias no ensino. Fundamentado na psicologia ambiental, este trabalho utiliza estudos de casos de salas de aula na UFV, utilizando métodos que permitem diagnosticar a situação das salas de aula e o uso de novas tecnologias no ensino e na aprendizagem, frente aos projetos pedagógicos. Mapeamento tecnológico é um dos métodos utilizados para levantar as tecnologias fixas e móveis nestes ambientes. Questionário para investigar a percepção dos alunos e entrevistas para coletar dados sobre a percepção dos professores em relação a utilização de novas tecnologias na sala de aula foram aplicados. Como resultados obtêm-se um diagnóstico, contendo as necessidades específicas da utilização de novas tecnologias em diferentes tipologias de salas de aula presente na UFV para atender as demandas diferenciadas de cursos, levando à identificação da necessidade de se construir novas tipologias de salas de aulas ou a adaptação das unidades existentes para abrigar as novas tecnologias e atender os projetos pedagógicos. No campo da arquitetura esta pesquisa trará contribuições acadêmicas e práticas sobre o ambiente da sala de aula. Na área de educação esta pesquisa contribui na reflexão sobre o ambiente da sala de aula e o modo de ensinar. Para a UFV contribuirá com diretrizes para os ambientes de aprendizagem.
Palavras-chave TIC's, Arquitetura de Escolas, Ambientes de Aprendizagem.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,67 segundos.