Resumo |
Tendo em vista que as novas tecnologias estão cada vez mais presentes em nossa sociedade, a presente pesquisa teve como objetivo verificar como elas podem ser aplicadas em sala de aula nos processos de leitura e produção de diversos gêneros acadêmicos. Buscou-se também propor algumas metodologias que pudessem auxiliar o professor no desenvolvimento do ensino, apresentar formas de uso das tecnologias na produção e análise de textos, assim como desenvolver o ensino colaborativo e dialogado entre os alunos/alunos e alunos/professor. A fim de motivar os alunos no processo de produção textual, propôs-se como ferramenta metodológica para o desenvolvimento da pesquisa o Google Docs, uma ferramenta disponível para Web, Android e iOS, que permite criar, editar e visualizar documentos de textos e compartilhá-los com várias pessoas ao mesmo tempo, o que possibilita seu uso na elaboração de trabalhos acadêmicos, por exemplo, de forma interativa. No Google Docs é possível trabalhar online ou off-line e os arquivos são salvos automaticamente a cada vez que forem editados, tanto no drive online do Google quanto na memória do dispositivo. Também foi utilizado um blog criado pelo professor da disciplina com a função de auxiliar os estudantes na produção do trabalho. A pesquisa foi desenvolvida na disciplina Oficina de Leitura e Produção de Gêneros Acadêmicos-LET 104 do Departamento de Letras da UFV, com 3 diferentes turmas e cursos.Diante das análises dos resultados da pesquisa, notou-se uma participação ativa de alunos das turmas, pois todos os alunos puderam desenvolver a prática de assuntos da disciplina LET-104, exercer a escrita colaborativa e participar ativamente do processo de ensino aprendizagem e construção dos textos dentro dos temas propostos na disciplina. Dessa forma, concluiu-se que o projeto foi bem acolhido pelas turmas, tendo a participação integral da maioria dos membros dos grupos e com os trabalhos concluídos nos prazos previstos. Evidenciou-se também a importância de se trabalhar em grupo, já que possibilita a troca de conhecimentos tornando o ensino-aprendizagem mais dinâmico. O uso da ferramenta Google Docs permitiu maior interação e aproximação entre alunos/alunos e alunos/bolsista, pois todos tiveram a oportunidade de desenvolver e compartilhar ideias promovendo uma aprendizagem mais significativa. |