Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5594

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Marly Aparecida Macêdo
Orientador ADRIANA DA SILVA
Título Uso das TICs como Ferramentas Metodológicas no Ensino de Gêneros Acadêmicos
Resumo Tendo em vista que as novas tecnologias estão cada vez mais presentes em nossa sociedade, a presente pesquisa teve como objetivo verificar como elas podem ser aplicadas em sala de aula nos processos de leitura e produção de diversos gêneros acadêmicos. Buscou-se também propor algumas metodologias que pudessem auxiliar o professor no desenvolvimento do ensino, apresentar formas de uso das tecnologias na produção e análise de textos, assim como desenvolver o ensino colaborativo e dialogado entre os alunos/alunos e alunos/professor. A fim de motivar os alunos no processo de produção textual, propôs-se como ferramenta metodológica para o desenvolvimento da pesquisa o Google Docs, uma ferramenta disponível para Web, Android e iOS, que permite criar, editar e visualizar documentos de textos e compartilhá-los com várias pessoas ao mesmo tempo, o que possibilita seu uso na elaboração de trabalhos acadêmicos, por exemplo, de forma interativa. No Google Docs é possível trabalhar online ou off-line e os arquivos são salvos automaticamente a cada vez que forem editados, tanto no drive online do Google quanto na memória do dispositivo. Também foi utilizado um blog criado pelo professor da disciplina com a função de auxiliar os estudantes na produção do trabalho. A pesquisa foi desenvolvida na disciplina Oficina de Leitura e Produção de Gêneros Acadêmicos-LET 104 do Departamento de Letras da UFV, com 3 diferentes turmas e cursos.Diante das análises dos resultados da pesquisa, notou-se uma participação ativa de alunos das turmas, pois todos os alunos puderam desenvolver a prática de assuntos da disciplina LET-104, exercer a escrita colaborativa e participar ativamente do processo de ensino aprendizagem e construção dos textos dentro dos temas propostos na disciplina. Dessa forma, concluiu-se que o projeto foi bem acolhido pelas turmas, tendo a participação integral da maioria dos membros dos grupos e com os trabalhos concluídos nos prazos previstos. Evidenciou-se também a importância de se trabalhar em grupo, já que possibilita a troca de conhecimentos tornando o ensino-aprendizagem mais dinâmico. O uso da ferramenta Google Docs permitiu maior interação e aproximação entre alunos/alunos e alunos/bolsista, pois todos tiveram a oportunidade de desenvolver e compartilhar ideias promovendo uma aprendizagem mais significativa.
Palavras-chave Google Docs, Aprendizagem Significativa, Ensino Colaborativo
Forma de apresentação..... Oral, Painel
Gerado em 0,67 segundos.