Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5591

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de História
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Samuel Torres Bueno
Orientador LUIZ LIMA VAILATI
Outros membros Lílian de Freitas Miranda
Título A História e o Cursinho Popular de Paula Cândido
Resumo Com base nos princípios da Educação Popular seguidos pelo Cursinho Popular de Paula Cândido (CPPC), que desde 2015 funciona na comunidade quilombola de Córrego do Meio, localizada no distrito de Airões, que pertence ao município de Paula Cândido, a disciplina de história procura:

a) Valorizando a cultura e o saber popular, com a intenção de dar visibilidade à história, à identidade, às personalidades e manifestações culturais da comunidade. Pretende-se trabalhar a autoestima dos/as estudantes para que os/as educandos/as se reconheçam como sujeitos históricos, ativos, reflexivos e capazes de transformar a sua realidade;

b) Orientar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), trabalhando não só os temas estritamente ligados a História do Brasil. Nesse sentido, a disciplina de História busca proporcionar uma visão crítica sobre a produção do conhecimento histórico e desenvolver entre os educandos a capacidade de interpretar documentos escritos e iconográficos e articular conceitos, habilidades valorizadas pelo ENEM;

c) Dar visibilidade à história da comunidade de Córrego do Meio, buscando fazer da afirmação da identidade dessa comunidade quilombola como um elemento de resistência às
desigualdades raciais e sociais;

d) Compreender que por se tratar justamente de uma comunidade com uma identidade específica, a disciplina de História tem que realizar uma seleção de temáticas que estejam dentro de uma educação diferenciada, a educação quilombola;

e) Articular os saberes acadêmicos com os preceitos da educação popular;

f)Orientar a formação de educandoa/as críticos e conscientes do seu papel como um cidadão ativo;

g) Valorizar os conhecimentos sobre o passado produzidos na própria comunidade.

h) Democratizar o acesso ao ensino para as pessoas da comunidade de Córrego do Meio, com vistas a uma educação libertadora que inspire uma visão crítica da sociedade;

i) Desenvolver a disciplina de história por meio de atividades planejadas com o objetivo de articular os saberes produzidos no curso de licenciatura em História da Universidade Federal de Viçosa com os saberes e tradições da Comunidade de Córrego do Meio.;
Palavras-chave Educação Popular, Educação Quilombola, Cultura
Forma de apresentação..... Painel
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