Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5589

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes cênicas, dança e teatro
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Tiago Cândido
Orientador ROSANA APARECIDA PIMENTA
Título PIBID em Movimento: pensar a importância do ensino de Dança na Escola Estadual Madre Santa Face
Resumo Neste trabalho, relato a minha experiência como bolsista de Iniciação à Docência (ID) na relação entre o subprojeto Dança “PIBID em Movimento” do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Escola Estadual Madre Santa Face, localizada na cidade de Viçosa – MG. O que faço com o objetivo de apresentar reflexões acerca da aceitação das ações propostas pelo “PIBID em Movimento” na escola no que se refere a compreensão da Arte-Educação. Ou seja, a importância da Dança como linguagem no meio escolar para o desenvolvimento artístico-cultural do estudante no sentido de estimular sua sensibilidade, criticidade e um olhar atento ao entorno social. A experiência relatada refere-se ao período de atuação no subprojeto no biênio 2014-2015, desenvolvido com os estudantes do Ensino Fundamental I e supervisionado pela docente Elenice Aparecida Santos Carvalho, pertencente ao quadro de professores da escola. Foi coordenado alternadamente na UFV, pelas professoras Laura Pronsato e Rosana Pimenta do Departamento de Artes e Humanidades (DAH), tendo como proposta despertar na comunidade escolar o interesse pela dança como linguagem, estimular a percepção artística, o movimento expressivo e a integração da linguagem corporal à ludicidade. Com vistas ao pensamento de Laban (1990), que aponta como principal função da aprendizagem da Dança pela criança “ensiná-la a viver, mover-se e expressar-se no ambiente que rege sua vida...” (p. 28), busquei contextualizar a reflexão em leituras que permitissem o amadurecimento dessas ideias. Assim, consultei os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte - PCNs de Arte (BRASIL, 1998), o Projeto Político Pedagógico da escola e autores como Strazzacappa e Morandi (2006), todos textos discutidos em reuniões do projeto e confrontados com a prática na escola. Por fim, as conversas que tive nas reuniões periódicas com os demais bolsistas ID e a coordenação indicaram que a Dança precisa ocupar mais espaço no meio escolar, percebo que a escola entende a importância da Dança, mas isso ainda se restringe às comemorações e festejos escolares.
Palavras-chave Arte-educação, Dança na Escola, Iniciação à Docência
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.